Duplicatas descontadas são os títulos de crédito ou promessas de recebimento a partir de contratos assinados usadas por uma empresa como garantia para obter crédito bancário.
Essa operação é um adiantamento de capital, feita pelo banco, sobre valores de títulos, como duplicatas e notas promissórias. ... Em outras palavras, com o desconto de duplicatas, o cliente recebe com antecipação os recursos de uma venda feita à prazo.
Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
Também chamados de taxas de desconto, são os descontos bancários que vão até o vencimento do documento. Geralmente, o seu valor é de 1,5% ao mês (ou 0,05% por dia corrido).
O desconto de duplicatas é uma opção de crédito considerada mais vantajosa que as demais, pois costuma ter taxas menores e um processo menos burocrático. Além disso, é uma grande estratégia para uma empresa obter capital de giro, manter um fluxo de caixa positivo e adquirir maior poder de negociação com fornecedores.
Também pode ser negociado o endosso da duplicata para o banco. Ele pode ser do tipo mandato, no qual a instituição financeira fica apenas com a responsabilidade de cobrar o credor, ou translativo, em que os direitos do crédito são transferidos.
O que é Duplicata: A duplicata é uma ordem de pagamento emitida pelo credor, ao vender uma mercadoria ou serviço que prestou e que estão representados em uma fatura, que deve ser paga pelo comprador das mercadorias ou pelo tomador dos serviços.
Qual lançamento contábil deverá ser realizado na operação de desconto de duplicata? Débito de bancos conta movimento e crédito de duplicatas a receber.
A classificação da conta “Duplicatas Descontadas” sofreu alteração após a Lei 11.941/09. Antes era classificada como Retificadora das contas “Duplicatas a Receber” do Ativo Circulante. Agora é classificada no Passivo Exigível, visto que se trata de verdadeiro financiamento bancário.
O desconto deve ser entendido como a diferença entre o valor de resgate de um título e o seu valor presente na data da operação, ou seja: D = VF - VP, em que D representa o valor monetário do desconto, VF o seu valor futuro (valor assumido pelo título na data do seu vencimento) e VP o valor creditado ou pago ao seu ...
Os valores de face das duplicatas descontados, de acordo com os preceitos contábeis, devem ser registrados numa conta do passivo circulante. Esta conta passiva recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
É importante destacar que o Desconto de Duplicatas não é uma operação de compra e venda. Portanto, a intuição financeira tem o direito de regressar, caso o título não seja pago pelo devedor.
Para ajudar você a entender como calcular uma duplicata, vamos usar o exemplo de uma empresa X que deseja fazer um desconto de R$ 5.000, no prazo de 60 dias, com uma taxa de desconto ao mês de 2%. Como sabemos, a duplicata tem, além da taxa de desconto que são os juros, a taxa administrativa.
A duplicata volta para a empresa e cabe a ela fazer a cobrança da mesma. Isso quer dizer que enquanto o título não for quitado, a empresa mantém a obrigação com o branco. Outra análise de risco que deve ser feita é se essa estratégia é a mais indicada para o seu negócio.
Como calcular a força aplicada?
Quais são os três níveis de atenção à saúde?
Pode comer pão francês na dieta?
Como substituir uma fórmula pelo seu resultado?
Como contar os caracteres de um texto?
O que quer dizer incapacidade parcial?
O que fazer quando o juiz extingue a execução?
Qual o objetivo da têmpera e revenimento?
O que acontece com o gelo no vácuo?
É preciso ter OAB para ser defensor público?
Quais doenças são transmitidas por aves?
Como saber se a cadeia e ramificada?
O que é educação corporativa exemplos?
Quais as desvantagens do Microagulhamento?
Qual melhor marca de tinta PVA?
Qual o diagnóstico da Pequena Lo?