O equilíbrio do ponto material ocorre quando a sua aceleração é nula, ou seja, igual a zero. Seu equilíbrio pode ser estático, quando o corpo estiver em repouso ou pode ser dinâmico, quando o corpo estiver em movimento retilíneo uniforme.
A condição de equilíbrio de ponto material é que ele não realize movimento de translação, ou seja, a resultante das forças aplicadas deve ser igual a zero. Nas aplicações do equilíbrio de um ponto material, podemos relacionar as forças aplicadas pelos métodos da decomposição ou da poligonal.
Vimos também que a única condição de equilíbrio de um ponto material se baseia na primeira lei de Newton, que pode ser expressa assim: um ponto material está em equilíbrio se a força resultante que atua sobre ele for igual a zero, ou seja, só há equilíbrio de um ponto material se FR = 0.
Desse modo, para que um ponto material esteja em equilíbrio é necessário e suficiente que a resultante, das forças que atuam nele, seja nula.
De uma forma mais resumida, podemos dizer que: Se a força resultante for igual a zero ( ), o ponto material analisado pode estar em equilíbrio estático (repouso): ou dinâmico (MRU): . Não pare agora...
O equilíbrio nos corpos rígidos acontece quando duas situações forem satisfeitas: ... Quando a soma dos momentos das forças que atuam sobre o corpo em relação a qualquer ponto for nula. Centro de Gravidade do corpo rígido. É o ponto de aplicação do peso no corpo.
As condições para que exista equilíbrio são que a soma das forças e a soma dos torques que atuam sobre um determinado sistema devem ser nulas.
Quando falamos que um corpo extenso está em equilíbrio, então queremos afirmar que : A resultante das forças aplicadas a ele é nula, ou seja, o móvel não tem movimento de translação; A soma algébrica dos momentos das forças (Torques) aplicada sobre ele em relação a um ponto, é nula.
O equilíbrio é estático quando a força resultante sobre o corpo é nula e este está em repouso, ou seja, não possui velocidade. Quando um objeto executa movimento retilíneo uniforme, não há aceleração, portanto, de acordo com a segunda lei de Newton, não existe força resultante.
De uma forma mais resumida, podemos dizer que: Se a força resultante for igual a zero ( ), o ponto material analisado pode estar em equilíbrio estático (repouso): ou dinâmico (MRU): . Não pare agora...
O equilíbrio do ponto material e dos corpos rígidos somente será estabelecido se a somatória das forças que atuam sobre o ponto ou o objeto for nula. Consideramos como ponto material um corpo cuja dimensão tenha tamanho desprezível em relação a um determinado referencial.
Estando o sistema em equilíbrio de translação, temos: Estando o sistema em equilíbrio de rotação, temos: 1. Um ponto material recebe a ação de três forças, conforme indicação na figura abaixo. Calcule a intensidade da força de tração T 1 e T 2 . Resposta: As trações podem ser encontradas pelo método da poligonal e da decomposição.
Para que ele permaneça em equilíbrio, é necessário que haja tanto equilíbrio no movimento de translação quanto no de rotação. Equilíbrio de translação: ocorre quando a resultante das forças aplicadas nesse corpo é igual a zero, ou seja, a soma vetorial de todas as forças aplicadas no corpo deve dar resultante nula.
Nesse caso dizemos que o corpo está em equilíbrio, que por sua vez pode ser estático, quando o corpo está em repouso; ou dinâmico, quando o corpo está em movimento. O ponto P, da figura abaixo, está sujeito a ação de três forças .
Quem é o bibliotecário responsável?
Como saber de quanto é o meu ciclo?
Como lavar esponja niina Secrets?
Como foi a Inquisição no Brasil?
Como retornar ligação em telefone fixo?
Como funciona o arquivo digital?
Como se usa o sabonete de argila?
Qual foi a estratégia da Rússia para derrotar as tropas napoleônicas?
Qual o segundo filme de Malevola?
Como responder a pergunta quem sou eu na filosofia?
Como fazer a inversa de uma matriz 3x3?
Quais foram as causas e as consequências da Guerra do Contestado?
Pode transferir um processo de um estado para outro?