Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.
O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). Por exemplo: Não sei o que você está querendo dizer. Às vezes, o antecedente do pronome relativo não vem expresso.
Pronome é a palavra que se usa para substituir o nome do objeto ou da pessoa já indicados anteriormente em uma frase. Toda expressão que tem o papel de retomar o sujeito da sentença é considerada um pronome. Portanto, as frases com palavras como ele, ela, que, neste e tantas outras podem ser consideradas pronominais.
Os pronomes demonstrativos indicam o posicionamento de seres ou coisas em relação às pessoas do discurso. São palavras variáveis em gênero e em número.
30 curiosidades que você vai gostar
Para fazer referência a elementos de um DISCURSO: Neste caso, utilizamos os pronomes ESSE, NESSE, DESSE, ISSO, NISSO, DISSO para indicar elementos anteriores no discurso, ou seja, esses pronomes se comportam com uma ANÁFORA. EX: A Terra gira em torno do Sol.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Os pronomes pessoais oblíquos referem-se ao objeto direto ou ao indireto, sendo átonos ou tônicos. São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas. Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição.
Exemplos de frases com pronomes possessivos:Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular)Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural)Nosso avô ficou doente e precisou ir o hospital. (pronome possessivo masculino no singular)Suas escolhas são sempre muito boas.
Quem recuperou a Arca da Aliança?
Por que o Caveira Vermelha foi para Vormir?
Como alterar as permissões de um arquivo?
Tem que pagar pra jogar Red Dead Online?
Quais instrumentos de avaliação nacional?
Em que momento Maria se tornou mãe da Igreja?
Quanto tempo o Eren tem de vida?
Porque não é aconselhável comer hambúrguer?
Quais são os elementos necessários para que as empresas alcancem seus objetivos?
Como saber se o se é parte integrante do verbo?
Qual o lema Janeiro Branco 2022?