A diferença é que na justaposição não há trocas ou perdas dos elementos formadores das palavras, que permanecem apenas unidas, sem sofrerem alterações na sonoridade, acentuação ou mesmo na forma da escrita. Observe estes exemplos de justaposição: gira + sol = girassol. passa + tempo = passatempo.
Letra E: A palavra girassol é composta por justaposição (processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica), e a palavra aguardente é composta por aglutinação (combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica: água+ardente).
Gramática
Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora).
Composição é um dos processos de formação das palavras. Ocorre por justaposição e por aglutinação e pode ter ou não o auxílio do hífen. ... Essa composição dá origem a novas palavras que possuem significado próprio. A palavra 'couve-flor', por exemplo, é composta pelos substantivos 'couve' e 'flor'.
Justaposição é um processo de formação que ocorre quando os radicais das palavras se juntam sem que haja alteração fonética. Couve-flor,salário-família,passatempo e girassol são exemplos de palavras formadas por justaposição.
Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora). Ocorre quando os radicais, ao se unirem, não sofrem alterações.
Composição é um dos processos de formação das palavras. Ocorre por justaposição e por aglutinação e pode ter ou não o auxílio do hífen. ... Essa composição dá origem a novas palavras que possuem significado próprio. A palavra 'couve-flor', por exemplo, é composta pelos substantivos 'couve' e 'flor'.
Composição é o processo que forma palavras compostas, a partir da junção de dois ou mais radicais. Existem dois tipos, apresentados a seguir. Ao juntarmos duas ou mais palavras ou radicais, não ocorre alteração fonética. Exemplos:
A criação de novas palavras para denominar novos objetos, conceitos ou ocupações é a principal função dos processos de composição.
Gramática. A composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação. A composição é um dos processos de formação de novas palavras. A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio.
Com relação à formação de palavras por meio da composição, esses processos ocorrem envolvendo mais de dois radicais de palavras, sendo definidas como justaposição ou aglutinação. Na justaposição, quando há a união dos termos, os radicais das palavras não apresentam qualquer tipo de alteração em sua estrutura.
Porque não chove no Estado de São Paulo?
O que é um protocolo de comunicação?
Como é feita a citação da Fazenda Pública?
Qual a melhor vitamina para estudar?
Como gravar vídeo longo com filtro no Instagram?
Quando a infecção urinária precisa de internação?
Quando se usa reticências no início da frase?
Como testar o sensor de proximidade do Android?
Quais bancos consultam Serasa?
O que caracteriza uma situação como um problema social?
Quanto tempo de recuperação de cirurgia de hernia umbilical?
Qual é a importância da viscosidade da água?
Quais são os principais impactos positivos da ferrovia?
Qual a fonte de vegetal usada para produzir o etanol?