O solo é um aparelho na ginástica artística, disputado como modalidade olímpica por ambos os sexos. Os exercícios no solo fazem parte do concurso geral, onde se selecionam os oito melhores atletas para a final da especialidade. O tablado amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos.
A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
A modalidade subdivide-se em duas: ginástica artística masculina e ginástica artística feminina. Cada uma possui um código próprio (com os movimentos e os aparelhos utilizados), elaborado pelos comitês (masc. e fem.) da Federação.
O juiz deve atribuir uma nota final entre 0 e 10. Para determinar a pontuação, utiliza-se uma base de 9 pontos para as mulheres e de 8,6 para os homens aos quais serão deduzidos os pontos correspondentes às faltas cometidas e aos exercícios obrigatórios não executados.
Por fim, na rítmica, o solo é onde as ginastas realizam, dentro das dimensões de 13 x 13 m ou 14 x 14 m, os movimentos com flexibilidade, coordenação, sincronia e leveza.
Os exercícios de cada ginasta são avaliados por um Painel de Árbitros (Painel A e B). A principal função do Painel A é avaliar o valor máximo do conteúdo do exercício, que é a Nota A. Ela compreende: * Valor de Dificuldade: são considerados os 9 elementos de maior dificuldade mais a saída (nas paralelas e solo).
Há 5 modalidades de ginástica competitiva:
É uma modalidade não competitiva, apenas demonstrativa. Combinação de elementos gímnicos com diversas manifestações culturais (dança, teatro, circo, folclore, dentre outros), apresentados através de atividades livres e criativas. Principal evento: Gymnaestrada Mundial (Festival Internacional de Ginástica).
Vista como a prova mais difícil de todas as categorias da ginástica artística, as argolas têm movimentos de classe alta e podem render aos atletas pontos de conexão, todas as vezes em que ele executar movimentos acima da classe D.
A modalidade tem notas complicadas e nem sempre é possível que as atribuições e descontos dados pelos juízes sejam entendidos por nós que apenas olhamos de casa ou no ginásio. A Ginástica Artística é uma mistura de equilíbrio, força e precisão e pode ser feita em aparelhos ou no solo, assim como é disputada individualmente ou por equipes.
Para participar da classificação geral da ginástica artística é preciso que o competidor realize todas as provas da competição. Essas provas devem ser disputadas de acordo com uma cronologia estabelecida pela Federação Internacional de Ginástica.
As notas são dadas da mesma maneira que a descrita na ginástica artística de solo, mas as pausas no cavalo são computadas como falhas pequenas e valem o desconto de 0,1 ponto. Dentro da ginástica artística, a prova de argolas é outra disputada com exclusividade pelos atletas masculinos.
Como guardar as varas de pescar?
Quando preciso lubrificar a máquina de costura?
Como colocar Áudio no PowerPoint no celular?
Qual a forma que consigo identificar os elementos positivos e negativos de um líder?
O que usar para lubrificar cooler notebook?
Porque não consigo usar o Word no meu notebook?
Como fazer habilitação de crédito na Receita Federal?
Como chutar na prova do Cebraspe?
Em que partes se divide um livro?
Como se transformar em um ghoul?
Como encontrar hiperlink no Word?
Como amolecer corda ressecada?