O cisto na mama pode ser diagnosticado através do ultrassom mamário ou da mamografia, e não requer tratamento específico. No entanto, mulheres que possuem um cisto muito grande que causam dor e desconforto podem beneficiar-se de uma punção para a retirada do líquido que forma o cisto, dando um fim ao problema.
Um cisto de mama pode se apresentar como um nódulo doloroso ou indolor, geralmente solitário. Este nódulo pode ser grande , pequeno (microcistos) ou um agrupamento de pequenos microcistos (microcistos agrupados). O aumento recente de um cisto mamário pode causar dor intensa e localizada, de início súbito.
Cistos na mama são comuns. Em algumas mulheres, muitos cistos surgem com frequência, às vezes acompanhados de outras alterações fibrocísticas. A causa de cistos na mama é desconhecida, embora lesões possam estar envolvidas. Cistos na mama podem ser minúsculos ou ter várias polegadas de diâmetro.
Às vezes, com aparecimento de nódulos benignos ou inchaço. Normalmente, essas dores começam alguns dias antes do período menstrual. Para as mulheres que sofrem de displasia mamária, a suplementação de vitamina E tem se mostrado eficiente para o alívio dos sintomas.
Sintomas de cisto na mama
A principal diferença entre o cisto e o nódulo mamário está no fato de o cisto ser oco, ou melhor, preenchido por líquido. Mesmo com todas as outras características similares, como forma e tamanho, seu interior é oco e pode ser preenchido parcialmente por algum líquido, como sangue e outros fluidos.
São três os tipos existes de cisto: oleoso, hemático ou sérico, variando conforme o tipo de líquido que apresenta internamente. A principal diferença para distingui-lo de um tumor é sua consistência, que sempre será líquida. Em geral, lesões malignas são sólidas.
Os cistos mamários habitualmente surgem por uma obstrução nos ductos lobulares terminais, que são a porção do ducto lactífero mais próxima dos lobos. A obstrução do ducto causa acúmulo de líquido e formação do cisto.
A principal diferença entre o cisto e o nódulo mamário está no fato de o cisto ser oco, ou melhor, preenchido por líquido. Mesmo com todas as outras características similares, como forma e tamanho, seu interior é oco e pode ser preenchido parcialmente por algum líquido, como sangue e outros fluidos.
Tratamento. Cistos na mama que sejam simples e assintomáticos não requerem nenhum tipo de tratamento. Se o cisto for palpável e paciente estiver insegura com a lesão, a aspiração com agulha fina pode ser realizada. A recorrência do cisto, porém, é comum, fato que deve ser esclarecido à paciente.
Podemos fazer muito para evitar o aparecimento de cistos mamários, a dor nas mamas e, inclusive, o câncer de mama. Um diagnóstico precoce, uma dieta saudável e o conhecimento de nós mesmas podem ajudar muito a nossa saúde.
No caso dos cistos na mama, essa bolsa de líquido está situada no interior da mama. Os cistos mamários aparecem normalmente devido a um impedimento num dos ductos lobulares terminais, que são responsáveis por ligar as glândulas produtoras de leite aos mamilos.
Caso o cisto aumente de tamanho ou apresente qualquer outra alteração pode existir suspeita de malignidade e, por isso, o médico pode ter necessidade de pedir uma aspiração do cisto, após a qual o líquido será avaliado em laboratório para confirmar se existem células cancerosas no local. Veja qual o risco do cisto na mama virar câncer de mama.
O que quer dizer a continência?
Como tratar cabelos grisalhos ressecados?
Porque o marketing direto é importante?
Como descrever uma pessoa em palavras?
Qual a importância dos Massalotes?
Como saber a quantidade de insulina a ser aplicada?
Quais os riscos que a empresa pode sofrer armazenando informações no GED?
Quantas laudas tem um texto com 15 mil caracteres?
É importante atualizar os drivers da placa de vídeo?
Como fechar um corte profundo?
Quais são os elementos necessários para a validade do contrato de aprendizagem?
Como ajudar um amigo triste pelo Whatsapp?
Qual planta que pode matar por envenenamento?
Como os carros elétricos são recarregados?