O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.
O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.
O DPS atua na mudança de sua impedância interna, pois com o aumento da tensão nos terminais do DPS a sua impedância tende a diminuir, dessa forma ocorre um desvio de corrente do surto para o aterramento interno e com isso o dispositivo evite que essa tensão excessiva vá aos equipamentos e ele venha a queimar por estar ...
Um dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento que protege contra sobretensões transitórias, isto é, contra surtos de tensão. Ele anula as descargas indiretas sobre a rede elétrica que podem ser causadas por descargas atmosféricas.
O DPS pode ser instalado antes do disjuntor geral como mostra a imagem 14 da NBR 5410, no item a), neste caso é usado um disjuntor de desconexão, ou que o próprio DPS consiga se desconectar impedindo um curto permanente, veja na imagem abaixo.
O princípio de funcionamento é o mesmo, como em qualquer outro surto elétrico, assim que o dispositivo de proteção constatar esse altíssimo pique de energia na rede ele desvia toda ela pelo sistema de aterramento.
O supressor de surto ou dispositivo de proteção contra surtos (DPS) é um produto mais indicado para garantir proteção a equipamentos eletroeletrônicos contra picos de tensão. Esses aumentos repentinos acontecem quando raios acertam a rede elétrica ou.
Ao atingir a rede elétrica direta ou indiretamente, os raios causam aumento súbito da tensão (voltagem). Esse fenômeno é chamado de surto elétrico, que se propaga até encontrar um ponto de passagem até a terra.
O princípio de funcionamento é o mesmo, como em qualquer outro surto elétrico, assim que o dispositivo de proteção constatar esse altíssimo pique de energia na rede ele desvia toda ela pelo sistema de aterramento.
Os surtos elétricos acontecem devido a vários fatores, como as descargas atmosféricas que atingem redes elétricas, partidas de grandes motores e outras anomalias que podem ocorrer nas instalações elétricas. Como funciona um DPS?
O surto pode ser um raio na rede elétrica, um pico de tensão provocado pela ligação de uma grande carga como motor, ou devido anomalias na rede elétrica. A resistência do DPS vai próxima de zero, oferecendo um caminho seguro para o aterramento. A outra parte do DPS é um mecanismo mecânico que avisa quando o varistor dentro do DPS está queimado.
Como faço para financiar um caminhão pelo Banco do Brasil?
O que fazer com os desenhos dos filhos?
Como conseguir financiar um trator?
Como fixar célula no Excel F4?
Quais são as novas regras do Seguro-desemprego 2021?
Como fixar viga de madeira no pilar de concreto?
Como ficou a reforma da previdência para os militares estaduais?
Qual é a fonte padrão do Word?
Como ver o nível de amizade do Pokémon?
Como faço para comprar seguidores no Instagram?
Como faço para deixar meu WhatsApp colorido?
Como funciona internet Fibra Oi?
Como faço para conseguir a senha para resgatar os produtos da Jequiti?