O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
Referências. No texto base deste trabalho “O que é o Iluminismo?”, Kant revela a ideia iluminista da existência de possibilidade de o homem seguir por sua própria razão, sem deixar enganar pelas crenças religiosas, tradições e opiniões alheias.
O pensamento iluminista acreditava que a natureza divina estava presente no próprio indivíduo e, por isso, a razão e o experimento eram meios seguros de compreensão da essência divina. Inspirados pelas leis fixadas nas ciências naturais, os iluministas também defendiam a existência de verdades absolutas.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: - Mercantilismo. - Absolutismo monárquico.
Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
1. valorizava a razão como o único meio confiável de alcançar o conhecimento, opondo-se às explicações religiosas para os fenômenos naturais, sociais e políticos. 2. buscava revitalizar a fé no cristianismo, enfraquecida pela hegemonia do pensamento científico, que florescera nos últimos séculos do período medieval.
Tinha como sua principal preocupação justificar a autoridade da razão. ... Afirmava que todo conhecimento humano só pode ser relacionado aos fenômenos espaço-temporais e que princípios religiosos possuem apenas um fundamento moral, não podendo ser conhecidos pela razão. Assim, Kant abre espaço para a fé.
A doutrina do racionalismo alega que tudo o que existe tem uma causa inteligível, ainda que essa causa não possa ser provada empiricamente. Ou seja, somente o pensamento por meio da razão é capaz de atingir a verdade absoluta.
O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro.
São considerados filósofos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz. Veja mais: Filosofia Moderna: o período da história da filosofia em que se destacou o racionalismo. René Descartes, filósofo e matemático francês, é considerado o primeiro grande racionalista. Características do racionalismo.
Características do Iluminismo. O iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este período de "Idade das Trevas". Foram esses pensadores que inventaram a ideia que nada de bom havia acontecido nesta época. Vejamos, a seguir, as principais ideias iluministas sobre economia, política e religião.
Como dar entrada no seguro desemprego 2022?
Porque o Jackson virou um Kanima?
Quais as vacinas obrigatórias de cachorro?
Quem tem diabetes pode comer farinha de aveia?
Quais são os 50 brinquedos do McLanche Feliz?
Quanto custa 30 segundos de propaganda na Globo?
Quais os principais ensaios mecânicos?
Quais os limites da curatela provisória?
Qual é a diferença entre uma infecção viral persistente e uma latente?
Qual o melhor remédio para tendinite no ombro?
Quantos fluoxetina posso tomar por dia para emagrecer?
Como Imecap Hair age no cabelo?
São Subprincípios do princípio da proteção ao trabalhador?
Qual o planejamento estratégico da Natura?
Quais são os crimes inafiançável?