O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
Referências. No texto base deste trabalho “O que é o Iluminismo?”, Kant revela a ideia iluminista da existência de possibilidade de o homem seguir por sua própria razão, sem deixar enganar pelas crenças religiosas, tradições e opiniões alheias.
O pensamento iluminista acreditava que a natureza divina estava presente no próprio indivíduo e, por isso, a razão e o experimento eram meios seguros de compreensão da essência divina. Inspirados pelas leis fixadas nas ciências naturais, os iluministas também defendiam a existência de verdades absolutas.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: - Mercantilismo. - Absolutismo monárquico.
Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
1. valorizava a razão como o único meio confiável de alcançar o conhecimento, opondo-se às explicações religiosas para os fenômenos naturais, sociais e políticos. 2. buscava revitalizar a fé no cristianismo, enfraquecida pela hegemonia do pensamento científico, que florescera nos últimos séculos do período medieval.
Tinha como sua principal preocupação justificar a autoridade da razão. ... Afirmava que todo conhecimento humano só pode ser relacionado aos fenômenos espaço-temporais e que princípios religiosos possuem apenas um fundamento moral, não podendo ser conhecidos pela razão. Assim, Kant abre espaço para a fé.
A doutrina do racionalismo alega que tudo o que existe tem uma causa inteligível, ainda que essa causa não possa ser provada empiricamente. Ou seja, somente o pensamento por meio da razão é capaz de atingir a verdade absoluta.
O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro.
São considerados filósofos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz. Veja mais: Filosofia Moderna: o período da história da filosofia em que se destacou o racionalismo. René Descartes, filósofo e matemático francês, é considerado o primeiro grande racionalista. Características do racionalismo.
Características do Iluminismo. O iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este período de "Idade das Trevas". Foram esses pensadores que inventaram a ideia que nada de bom havia acontecido nesta época. Vejamos, a seguir, as principais ideias iluministas sobre economia, política e religião.
Como ir no Cristo pela trilha?
Como se escreve em algarismo 100 milhões?
Quantos zeros tem o número 100 bilhões?
Quantos zeros tem 10 bilhões de reais?
Como procurar e encontrar uma citação bíblica?
Quanto gasta para ir para a Jamaica?
Quantos milímetros formam 1 cm?
Como medir 1 litro no liquidificador?
Como posso me aceitar do jeito que sou?
Como chegar em Dalaran de Orgrimmar?
Como se tornar uma pessoa fria e calculista?
Como faço para me inscrever no BBB 2021?
Qual a melhor maneira de se relacionar com os outros?