De modo geral, as injeções obrigatórias presentes no calendário de vacinação protegem os cães contra a raiva, cinomose e parvovírus. Por outro lado, as injeções opcionais contemplam doenças como a tosse dos canis, leptospirose, leishmaniose, etc.
Todos os cães devem receber as vacinas essenciais; Vacinar cada cão com o mínimo de vacinas possível, que garanta sua imunização; Vacinas essenciais: raiva; cinomose; parvovirose; leptospirose; hepatite infecciosa canina (Quadro 1).
As vacinas V8 e V10 devem ser dadas anualmente a partir das 6ª ou 8ª semanas de vida do cão. A vacina contra raiva tem uma dose única aos 4 meses e deve ser reaplicada anualmente. Vacinas contra gripe canina e giardia devem ficar à critério do veterinário. Mas, geralmente, são duas doses dadas todo ano.
É preciso vacinar os cães todo ano? Sim. Os cachorros precisam receber reforço da vacina polivalente (V8 ou V10) e da antirrábica a cada um ano.
No Brasil, não existe um calendário oficial de vacinação. O protocolo mais usado começa aos 45 dias de vida, com a vacina múltipla canina (geralmente V8 ou V10), seguida de 3 a 4 doses a cada 4 semanas. Já a vacina antirrábica é feita em dose única no 4º mês de vida. Mas essa programação pode variar.
17 curiosidades que você vai gostar
Atrasar vacina de cachorro é sempre arriscado. Porém, tratando-se do primeiro contato do filhote com as vacinas, é importante redobrar a atenção e seguir as orientações do médico-veterinário o máximo possível. Afinal, os bichinhos estão se desenvolvendo, e vacinas de cachorro atrasadas nessa fase são um problema.
A V10 custa, em geral, entre R$60 e R$90 cada dose. É comum que clínicas veterinárias cobrem um valor mais alto pela vacina para cachorro V10 em relação à V8, já que ela conta com uma proteção mais abrangente. Consulte o seu veterinário antes de definir o imunizante ideal para seu cachorro.
É possível escolher entre duas versões: enquanto a V8 auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae); a V10 protege contra todas estas doenças e mais algumas cepas de leptospirose (Grippotyphosa e Pomona).
A vacina V10 também protege os cães dos quatro subtipos da Leptospirose: canicola, grippotyphosa, pomona e icterohahemorrhagiae. Além da V10, também é indicado que os cães filhotes sejam vacinados contra outras três doenças relativamente comuns e bastante perigosas ao universo canino: giárdia, raiva e tosse dos canis.
Como balançar o celular e acender a lanterna?
Qual é a natureza jurídica da gorjeta?
Qual a importância da gestão democrática participativa?
Para que serve o medicamento formoterol?
Qual foi o primeiro e-commerce do Brasil?
Como beber mais água durante o dia?
Qual a importância dos indicadores de saúde no SUS?
Porque jogar álcool na ferida?
Quem tem curso de vigilante pode andar armado?
Pode costurar meia de compressão?
Tem 4 lados 4 vértices e 4 ângulos as medidas de seus lados paralelos são congruentes?
É possível prever o futuro através dos sonhos?
Como dormir com crise de bronquite?
Qual atividade MEI para serviços administrativos?
Quais as etapas de um julgamento?
O que quer dizer natureza do documento?
Como saber se o eletroencefalograma está normal?