Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio que, por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social.
Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
A Justiça, na filosofia antiga, significava virtude suprema, que tudo abrangia, sem distinção entre o direito e a moral. Segundo este entendimento, é a expressão do amor ao bem e a Deus (ROSS, 2000, p. 313). ... A idéia da justiça como igualdade, desde então, tem se apresentado sob inúmeras variantes." (ROSS, 2000, p.
Direito e Justiça são conceitos que se entrelaçam, a tal ponto de serem considerados uma só coisa pela consciência social. ... Em suma, enquanto a Justiça é um sistema aberto de valores, em constante mutação, o Direito é um conjunto de princípios e regras destinado a realizá-la.
O papel da Justiça brasileira atinge a garantia de acesso aos Direitos fundamentais de cada cidadão que a ela recorre. Sendo assim, ao prover o Direito, é de suma importância que se cumpra também os deveres buscando a igualdade perante as leis.
23 curiosidades que você vai gostar
Criado pela Constituição Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua responsabilidade a solução definitiva dos casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada.
Justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. ... igualdade equitativa de oportunidades; manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.
“Conformidade com o direito, o preceito legal. Equilíbrio perfeito que estabelecem a moral e a razão entre o direito e o dever. Poder de julgar, de aplicar os dispositivos legais. A definição consagrada é de Ulpiano: “Justiça é a vontade constante e perpétua de dar a cada um o que é seu”.”
Direito consiste na ciência jurídica e também na sistematização de normas e leis em vigor em um determinado território. Sendo assim, dedica-se a estudar regras e processos que surgem e se estabelecem como limites para as relações sociais. Direito também pode ser entendido como sinônimo de honradez e integridade.
Segundo Sandel o conceito de justiça gravita em torno de três ideias principais: a aumentar o bem-estar material da sociedade, respeitar a liberdade dos cidadãos e promover a virtude. Dependendo da centralidade de cada uma destas ideias temos uma forma diferente de conceber a justiça.
Justiça vem do étimo latino justitia e significa conformidade com o direito, dar a cada um o que por direito lhe pertence, praticar a equidade.
25): "Efetivamente, a justiça, para Sócrates, consiste no conhecimento e, portanto, na observância das verdadeiras leis que regem as relações entre os homens, tanto das leis da cidade como das leis não-escritas.
A ética como justiça constitui-se como um princípio mediador. A ética, então, visa superar os conflitos de interesses ao ser humano e à sociedade, bem como dimensionar os comportamentos pessoais e coletivos no sentido da construção de uma vida feliz numa sociedade justa.
«Justiça» é uma ideia central da Bíblia hebraica. ... Nos salmos, além da ideia de ordem, indica frequentemente uma acção que se conforma à ordem estabelecida, dando ao outro o que lhe corresponde e restaurando-o na sua devida dignidade.
O Tribunal Arbitral nada mais é, que um Centro de Arbitragem tendo sido criado para solucionar litígios através das técnicas e procedimentos de mediação e conciliação e/ou de arbitragem. ... As causas são levadas a julgamento de acordo com a natureza do processo a ser julgado.
Senso de justiça significa mais que se- guir as regras. Significa também tratar to- dos como seus iguais. Significa dar a todos a mesma chance de ganhar. Significa usar as mesmas regras para todos.
A balança. Utilizada desde a Antiguidade, a balança é considerado por muitos como o símbolo máximo do direito. A balança é um objeto que representa o equilíbrio, a equivalência e a equação entre culpa e castigo. Assim como no caso da deusa Themis, o símbolo da balança também tem sua relação com a mitologia grega.
Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. ... Os indivíduos também têm responsabilidades: usufruindo dos seus direitos humanos, devem respeitar os direitos dos outros.
De acordo com o senso comum dos juristas, o direito tem como finalidade organizar a sociedade, definindo os direitos e os deveres de cada pessoa e, com isso, possibilitando a criação de uma sociedade harmônica e justa. ...
“A justiça é a qualidade de uma conduta humana específica, de uma conduta que consiste no tratamento dado a outros homens. O juízo segundo o qual uma tal conduta é justa ou injusta representa uma apreciação, uma valoração da conduta.
Significado de Justo
adjetivo Em conformidade com a justiça, com a razão; em que há equidade. Que julga ou se comporta imparcialmente; que não toma partidos. Que lhe é devido por direito ou dever; merecido: a punição foi justa.
Pesquisa de Doutrina
Soluções em pesquisa jurídica.
Livros eletrônicos da Editora Revista dos Tribunais.
A Plataforma Fórum de Conhecimento Jurídico é uma biblioteca digital com contéudos de diversas áreas do Direito, dividido em periódicos, livros e informativos.
Consulta ao Acervo.
Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.
Dessa forma, uma sociedade com equidade busca corrigir os desequilíbrios que existem, a partir da aplicação correta de direitos fundamentais como os Direitos Humanos. Isso porque, muitas vezes, o tratamento igual entre diferentes pessoas pode favorecer a desigualdade.
Platão define a justiça como a relação harmônica das 3 virtudes fundamentais que devem regular a alma: a temperança, a coragem e a sabedoria. ... O homem justo é, para Platão, aquele no qual prevalece a conjunção harmônica das 3 virtudes, portanto, justo é o homem virtuoso.
Quais as vitaminas do orégano?
O que faz um gestor comercial e quanto ganha?
Quanto tempo é 360 horas de curso?
Qual a diferença de duplicata e nota promissória?
O que é ciência e qual a sua importância?
Qual o nome dos matemáticos gregos?
Como faço para bloquear uma pessoa no Messenger?
Quanto dias depois da candidíase pode ter relação?
Quais as principais dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização?
Quantos quilos posso perder em uma semana com jejum intermitente?
Quanto tempo demora a recuperacao de cirurgia a anca?
Qual Matizador usar depois das luzes?
Quanto à responsabilidade subjetiva e objetiva é certo dizer?
Qual sedan mais vendido em 2021?