As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias.
Hoje, sabe-se que o consumismo pode gerar inúmeras consequências, como o endividamento e o aparecimento de doenças como ansiedade e depressão. A presença destas características, pode, por exemplo, indicar a existência de um transtorno chamado oniomania.
O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. Muitas vezes excluímos pessoas e as julgamos pelo simples fato de ela não possuir tal objeto ou não estar com “roupas da moda”.
O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo calam fundo na mente humana.
Em alguns casos, isso pode representar grandes perdas em termos de qualidade de vida. Para que seja considerado uma doença, o consumismo precisa representar uma parcela significativa da vida da pessoa afetada. De forma que sua saúde emocional, psicológica, social e financeira estejam abaladas.
16 curiosidades que você vai gostar
11 dicas de como ser menos consumistaMude seus passeios. ... Faça uma limpa nas redes sociais. ... Evite algumas situações. ... Deixe o cartão de crédito em casa. ... Faça um controle financeiro rígido. ... Mude de mentalidade. ... Estabeleça metas financeiras pra sua vida. ... Conte tudo o que você tem.
O consumismo é compreendido como uma compra acrítica. Dessa forma, as pessoas que compram compulsivamente não analisam as consequências sociais e pessoais da compra. Em casos de “oneomania”, a pessoa chega a fazer dívidas que não consegue quitar devido à patologia relacionada ao consumo excessivo.
Numa sociedade de consumo o individuo é um ser integrado quando consegue ser um consumidor pleno ou relativamente pleno, ou seja, aquele que com seus recursos financeiros consegue comprar no mercado o que necessita ou acredita que necessita para si e para seus dependentes.
Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...
Como podemos listar os diretórios no Linux?
Como rastrear um iPad que foi roubado?
O que é necessário para ir para o céu?
Como ligar e desligar o PC pelo teclado?
Como lixar unha para deixar bailarina?
Como reutilizar pincel de esmalte?
Qual a necessidade de estudar longitude e latitude?
Como ligar um refletor de LED direto na tomada?
Como ir de Cusco para o Deserto do Atacama?
Como listar partições pelo CMD?
O que precisa para envernizar uma porta de madeira?
Como substituir no Bloco de Notas?
Como ligar as LEDs com os conectores?
Em qual linha fica a estação Anhangabaú?
Como ligar a lanterna do Samsung A31?
Como tirar mau cheiro de camarão dentro do carro?
É um exemplo de interrupção na fala uma marca que é comum na linguagem?