A ideologia é um mecanismo imaginário através do qual coloca-se para o sujeito, conforme as posições sociais que ocupa, um dizer já dado, um sentido que lhe aparece como evidente, isto é, natural, é “normal” para ele enunciar daquele lugar.
Para a análise do discurso, todo discurso é uma construção social, que reflete uma visão de mundo vinculada à de seus autores e à sociedade em que vivem e que só pode ser analisado considerando seu contexto histórico-social e suas condições de produção.
Desta forma: Em relação ao processo de produção, a ideologia opera sob o que Pêcheux chama de “realização técnica do real”, “sob o controle de uma ideologia da forma técnica-empírica que assegura o sentido do objeto produzido”.
Nessa perspectiva, torna-se cada vez mais evidente que um dos mais preocupantes efeitos sociais de textos é a ideologia. A compreensão da ideologia como efeito social de textos é o mote, portanto, da ADTO, que se reconhece como uma forma de crítica ideológica (FAIRCLOUGH, 2001).
A língua é a realidade material da criação ideológica. E essa linguagem só existe no processo de interação social, que por sua vez é determinado pelo conjunto das relações sociais. É justamente na palavra, usada para a expressão interna, e externa dos homens, que age a ideologia, e onde se forja a consciência.
Esse processo ideológico se movimenta na história e na memória social. Para Pêcheux, todo discurso se constitui a partir de uma memória e do esquecimento. Os sentidos vão se construindo no embate com outros sentidos. Assim, quando não conseguimos rememorar a memória que sustenta aquele sentido, temos o nonsense.
Para a vertente crítica, a ideologia serviria para manter a aparente veracidade de um discurso falso, com a finalidade de manter uma estrutura de dominação sobre as pessoas ou de tornar uma ideia falsa ou pequena como hegemônica. Podemos exemplificar com alguns casos para tornar a compreensão da ideologia mais fácil:
Podemos exemplificar com alguns casos para tornar a compreensão da ideologia mais fácil: 1 Meritocracia: no sistema capitalista liberal, marcado pela desigualdade de classes e pela dominação de uma classe social... 2 Ideologia de gênero: a partir do século XX, começou-se a discutir mais sobre as questões de gênero em razão do impulso... More ...
O termo “ideologia” é polissêmico, ou seja, possui vários sentidos. Essa multiplicidade de sentidos torna difícil a precisa identificação e conceituação da palavra. Teoricamente, a ideologia em si é quase tão antiga quanto a filosofia, tendo seus primórdios remetidos à Antiguidade Clássica, com os pensamentos do filósofo Aristóteles.
Quem precisa se registrar no Crea?
Como funciona o Drive Thru da Centauro?
Qual a potência do choque de um desfibrilador?
Como é quem convoca um referendo?
Como se deve tomar o Colikids?
Como hacker jogo do dinossauro?
Como funciona o regime semiaberto no Rio de Janeiro?
Como é calculado o salário substituição?
É possível sacar dinheiro do PicPay?
Como é o processo de Orientação Profissional?
Quem é o contribuinte no ICMS ST?
Como funciona Os robôs de investimentos?
O que é o registrato do Banco Central?
Quando é feito o pagamento do Airbnb?
Como sobrepor dois vídeos Premiere?