A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.
A teoria endossimbiótica, popularizada por Lynn Margulis em 1981, postula que mitocôndrias e plastídios, como o cloroplasto, originaram-se a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.
Um evento de endossimbiose secundária é aquele onde uma célula eucariótica hospedeira engloba outra célula eucariótica que já realizou endossimbiose primária e adquiriu um cloroplasto. Eventos de endossimbiose secundários geraram cloroplastos complexos com mais de duas membranas (três ou quatro).
Alguns dos procariontes englobados faziam fotossíntese e passaram a viver de maneira harmoniosa dentro do organismo que os fagocitou, dando origem aos cloroplastos. Por causa das vantagens que esses organismos tinham ao viver juntos, com o tempo, eles tornaram-se um único organismo.
Essa relação de endossimbiose foi fundamental para o desenvolvimento dos seres vivos. As células eucarióticas dotadas de mitocôndrias possibilitaram o surgimento de protozoários, fungos e animais.
41 curiosidades que você vai gostar
Teoria Endossimbiótica: essa teoria sugere que uma célula “pré-eucariótica” desenvolveu uma invaginação na membrana citoplasmática. ... Quando um simbionte bacteriano era um aeróbio não fotossintético, funcionava como mitocôndria (fornecendo energia) e um tipo de célula animal ou protista evoluiu.
A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.
O organismo que surgiu dessa relação, denominada endossimbiose primária, deu origem à três linhagens de algas: rodófitas, glaucófitas e clorófitas. Ao longo da evolução, clorófitas e rodófitas foram internalizadas por outras células eucarióticas, se tornando endossimbiontes.
As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
Os cloroplastos são organelas celulares responsáveis, principalmente, pelo processo de fotossíntese.
Endossimbiose primária
A simbiose entre uma célula hospedeira ancestral dos eucariotos e uma célula procariótica é que deu origem às mitocôndrias e aos cloroplastos dos seres eucariotos.
Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.
Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos.
As organelas celulares são estruturas localizadas no citoplasma que atuam no funcionamento da célula. As organelas celulares são estruturas encontradas no citoplasma das células.
As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células. São estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias.
Da linhagem que derivou por endossimbiose secundária com “algas verdes” surgiram as clora- raquiniófitas e as euglenófitas.
Os plastídios são de três tipos: cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.
Segundo a teoria endossimbiótica, mitocôndrias e cloroplastos eram organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram englobadas por células eucariontes, o que resultou em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.
A célula animal apresenta algumas peculiaridades, como a presença de lisossomos. A célula animal é aquela presente nos tecidos animais e se difere da célula vegetal pela presença de organelas conhecidas como lisossomos e a ausência de estruturas como parede celular, plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma.
Célula eucariontemitocôndria;complexo golgiense;retículo endoplasmático;lisossomo;peroxissomo;vacúolo central (célula vegetal);cloroplasto (célula vegetal).
Respiração celular é um processo pelo qual os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades. A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa.
A compartimentalização interna trouxe vantagens evolutivas muito grandes, pois apenas as células eucarióticas conseguiram alcançar níveis de complexidade morfológica e, principalmente, funcional, incomparáveis quando comparadas com os procariotos.
Elas possuem enzimas digestivas que são responsáveis por degradar gorduras e aminoácidos no interior das células sem prejudicar os tecidos.
Células podem ser classificadas em procariontes e eucariontes. Células procariontes apresentam material genético disperso no citoplasma. Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear.
As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.
Como eliminar o excesso de cafeína?
Como se pega a bactéria Pseudomonas?
Qual o princípio da liofilização na conservação dos alimentos?
Tem como gerar um feto nas trompas?
Como tirar o cloro da água da torneira?
Qual o tratamento para metaplasia escamosa?
Como tirar o cadeado do meu celular?
Por que o processo de metástase é tão difícil?
Como tirar o espinho do tambaqui?
Como ocorre o processo de quebra de gordura?
Como limpar borrado de esmalte sem esmalte?
Como é o processo de metamorfose da borboleta?
Como ocorre choque hemorrágico?
Como colocar o endpoint no AutoCAD?
Pode tirar o filtro do ar condicionado?
Como tirar o esmalte da unha com facilidade?