O grande efeito colateral do esvaziamento axilar é o linfedema (inchaço do braço) que ocorre em 20% das mulheres, principalmente naquelas mais idosas ou acima do peso. A fisioterapia precoce é fundamental para orientação e prevenção deste problema.
Você poderá sentir um aperto na mama e axila após a cirurgia. Isso é normal, e diminuirá conforme você faz seus exercícios. Muitas mulheres sentem formigamento, dormência ou dor na parte posterior do braço e/ou na parede torácica. Isso ocorre porque a cirurgia pode irritar alguns nervos.
Antes e depois da cirurgia
A cirurgia de retirada dos linfonodos axilares é conhecida por linfadenectomia axilar ou esvaziamento axilar ou linfadenectomia. O procedimento retira os linfonodos presentes na região axilar. Normalmente são retiradas cerca de 10 a 20 gânglios, porém este número pode variar.
O cirurgia de esvaziamento axilar exige repouso em função das possíveis complicações que podem ocorrer no braço onde foi realizado o esvaziamento, bem como no local da cirurgia. Não é aconselhável a realização de atividades físicas ou esforços que envolvam este local.
O paciente com câncer, segurado pela Previdência Social, tem direito à aposentadoria por invalidez? Sim, desde que fique comprovada sua permanente incapacidade para o trabalho.
35 curiosidades que você vai gostar
Toda mulher com câncer de mama cujo seio foi retirado total (mastectomia) ou parcialmente tem o direito de realizar cirurgia plástica reparadora. A lei obriga o sistema único de saúde (SUS) e os planos de saúde particulares a realizarem a cirurgia.
O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada por meio de exame realizado pela perícia médica do INSS.
Uma pergunta frequente de mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama costuma ser se podem continuar trabalhando. A resposta depende de cada paciente, conforme o tipo de tratamento e o estado de saúde da mulher, é possível, sim, se manter no emprego, pois doença grave não é motivo para demissão.
No Brasil, uma nova pesquisa realizada no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) revela que a taxa de retorno ao trabalho de mulheres após dois anos do diagnóstico de câncer de mama é de 60%.
O que é crime de corrupção ativa e passiva?
O que significa T0 T1 T2 T3 em Portugal?
Quanto rende escrever um livro?
Como deixar seu celular de anime?
Como funciona o desconto do INSS na folha de pagamento?
Porque o play música não está mais disponível?
Quais são as principais características do forró?
Qual o melhor tipo de aço para Katana?
Quem é o artista que tem mais seguidores no Instagram?
Quantas horas o bebê fica na fototerapia?
Qual a melhor instituição financeira para investir no Tesouro Direto?
O que é mitose e meiose resumo?
Para que serve cápsulas de cogumelo do sol?
Onde está a maior usina solar do Brasil?
Quanto tempo demora o ciclo da máquina de lavar Consul 11kg?
Qual a vantagem de fazer faculdade de Economia?
Pode pegar sífilis sem fazer sexo?