Quais são as decisões judiciais?

Pergunta de Lucas Carneiro em 03-10-2025
(11 votos)

Dentro das decisões judiciais (provimentos) há três espécies principais, as sentenças, as decisões interlocutórias e os despachos de mero expediente. Melhor começar pelos extremos (sentença e despacho) para que se possa compreender o meio-termo (decisão interlocutória).

Quantas e quais são as decisões judiciais?

1.1 Decisões judiciais

A classificação dos atos praticados pelo magistrado no processo; sentenças, decisões interlocutórias e despachos estão elencadas no artigo 162, 267 e 269 do CPC: ... Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.


Quais são os tipos de decisões proferidas pelo juiz?

O Novo Código de Processo Civil dispõe que, ao longo de uma ação judicial, o juiz pode proferir três tipos de pronunciamentos: as sentenças, as decisões interlocutórias e os despachos. A decisão interlocutória é aquela que será realizada no curso de um processo, sem encerrá-lo.

O QUE É decisões judiciais?

Todo e qualquer despacho proferido por um juiz ou tribunal, em qualquer processo ou ato submetido a sua apreciação e veredito.

Como devem ser as decisões judiciais?

Destarte, a decisão deve estar em consonância com as normas, assim como com outras fontes do Direito, desde que afaste de si toda e qualquer discrepância entre o texto e o sentido do texto, tornando-as desprovidas de compreensão hermenêutica.

NOVO CPC - DECISÃO JUDICIAL - Elementos da sentença


21 curiosidades que você vai gostar

Porque as decisões judiciais devem ser fundamentadas?

O Princípio da Obrigatoriedade da Motivação das Decisões Judiciais integra a Ordem Constitucional, e representa uma garantia para o cidadão contra julgamentos arbitrários. De acordo com esse princípio, o juiz deve expor as razões de seu convencimento pautado em aspectos racionais.

Como fundamentar uma decisão?

Quanto às partes o dever de fundamentar as decisões judiciais terá a função de persuasão, ou seja, deverá convencê-las a respeito da justiça da decisão; deverá ser clara o suficiente para, de modo que seus defeitos possam ser facilmente observados e impugnados; e individualizar o conteúdo e o alcance das decisões.

Qual a diferença entre sentença e decisão?

A sentença pode ser dada com ou sem julgamento do mérito, ou seja, acolhendo ou não a causa levantada pela parte. ... Decisões interlocutórias – As decisões são atos pelos quais o juiz resolve questões que surgem durante o processo, mas não são o julgamento dele por meio de sentença.

Qual é papel contemporâneo das decisões judiciais?

Uma decisão judicial deve cumprir duas condições: ter fundamentação interna, ou seja, considerando-se o conjunto de normas tendo-se os princípios do Direito como norte e fundamentação externa, ou seja, participação das partes em igualdade de condições.



Outras questões

Quais os tipos de linguagem do amor?

Quais os benefícios da pomada Kollagenase?

Quantos dias são necessários para o fazer o retoque de botox?

Como alterar o endereço MAC no Windows 10?

O que pode causar a cor pulmonale?

O que quer dizer corpo carregado?

Como fazer abreviação de número no plural no teclado?

Qual a média de score?

Qual a espessura de uma parede de steel frame?

Quais são os 5 melhores alimentos do mundo?

O que eu posso substituir pelo cheiro verde?

Qual a importância da logística Just in Time para as empresas na atualidade?

Quanto custa ambulância nos EUA?

Qual a diferença entre as três revoluções industriais?

O que significa tecido flanelado?

Quais as vantagens e desvantagens da semeadura direta?

Pode tomar vitamina D sozinha?

Como corrigir a falta de nitrogênio no solo?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com