"Ele pode conter esporos de Clostridium botulinum [bactéria], que pode causar botulismo infantil, uma doença rara, mas grave, que ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia.
Qual a quantidade recomendada? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação de ingestão de qualquer açúcar é de no máximo 50 g/dia. O ideal é reduzir o consumo para 25 g/dia. Por isso, o consumo de mel deve ser bastante moderado, cerca de uma colher (de sopa) cheia por dia já é o suficiente.
Ajuda contra a tensão nervosa. Pessoas com problemas nervosos e fadiga mental ou física são freqüentemente aconselhadas a consumir mel regularmente. Isso se deve ao fato de que o açúcar natural contido é rapidamente absorvido pelo sangue e, assim, nossos músculos são rapidamente supridos com uma energia valiosa.
Como todo alimento ingerido em excesso faz mal a saúde, com o mel não é diferente. O mel em excesso pode aumentar o nível de açúcar no sangue, fazendo com que ocorra o sobrepeso, e futuramente uma diabetes. Outro malefício do mel, é que em crianças pode causar botulismo infantil.
Quantidade recomendada de mel
O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma dieta saudável.
33 curiosidades que você vai gostar
É indicado tomar 2 colheres de chá de mel na hora de dormir, pois o doce faz com que mais saliva seja produzida. Isso melhora a mucosa da garganta protegendo contra a irritação, reduzindo e aliviando a tosse, sendo, em muitos casos, mais seguro e eficaz que alguns xaropes.
Uma das melhores formas de consumir mel é fazê-lo antes de adormecer. Se ingerir apenas uma colher e deitar-se de seguida, o seu organismo passará a noite a absorver todos os nutrientes deste superalimento e a processá-los de forma eficiente.
O mel não deve ser utilizado por crianças menores de 1 ano de idade, por pessoas com diabetes ou alergia ao mel, ou em casos de intolerância à frutose, um tipo de açúcar que está bastante presente no mel.
"Se tiver que optar, o mel é um pouco melhor do que o açúcar em todos os sentidos, pois é rico em diversos nutrientes e fitoquímicos benéficos para o nosso organismo", afirma Maiara Capetti, nutricionista, do Hospital Sírio-Libanês.
Ao ingerir mel pela manhã em jejum, vai chegar ao sistema digestivo e sobretudo aos intestinos antes que qualquer outro alimento, começando a protege-lo e reforçar as defesas.
Além disso, há uma quantidade significativa de frutose no mel, açúcar conhecido por causar gases e inchaço. Por esses motivos, algumas pessoas que fizeram o desafio do mel congelado relataram o aparecimento de sintomas como diarreia e dores abdominais.
Quando o mel é consumido em quantidades adequadas, é possível engordar menos que o açúcar, não só porque possui menos calorias, mas também porque contém um carboidrato chamado isomaltulose, que faz com que o mel tenha um índice glicêmico médico, de forma que eleva moderadamente o açúcar no sangue assim que é absorvido ...
O mel puro é a melhor opção para adoçar os alimentos, pois é muito mais saudável do que os açúcares de mesa. Além disso, este alimento é rico em vitaminas e minerais que fortalecem o organismo e ajudam no combate a doenças.
Veja a seguir como incluir esse alimento na sua dieta. Um estudo feito com ciclistas constatou que o consumo de água com uma colher de sopa de mel (que contém cerca de 60 calorias), a cada meia hora de treino, funciona tão bem quanto um gel energético para dar um gás na reta final de um longão.
Quando for substituir em alguma receita o açúcar por mel, lembre-se que o mel é um pouco mais doce do que o açúcar. A regra é usar cerca de 20 a 25% menos mel do que normalmente iria de açúcar.
Mel ou açúcar mascavo? O mel é uma importante fonte de potássio e tem ação antioxidante. Em uma colher de sopa tem, em média, 61 calorias. Já o açúcar mascavo é fonte de ferro e cálcio, mas também é bastante calórico e não deve ser consumido em excesso (73 calorias em uma colher de sopa).
Por possuir um poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, o mel é um saboroso alimento que pode ser consumido junto com iogurte, frutas, leite, pães, biscoitos, torradas e cereais, como a granola, a aveia e os flocos de milho e até bebidas, como sucos e café.
Mais especificamente, o mel é benéfico para tratamentos relacionados ao sistema gastrointestinal, sendo indicado para quem sofre com gastrites, úlceras ou gastroenterites, por exemplo. A má digestão e as úlceras podem ser melhor combatidas devido a presença de enzimas digestivas.
O problema em dar mel ao bebê é que pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo infantil. Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe. Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, eles podem pegar uma forma da doença chamada botulismo infantil.
A mais comum é o botulismo produzido pela ingestão de alimentos contaminados, na maioria dos casos, alimentos em conserva ou feitos em casa. São exemplos os vegetais, especialmente o palmito, os embutidos, os peixes e os frutos do mar preparados sem respeitar as regras básicas de esterilização.
Melhora o sono
O mel contém um nutriente chamado triptofano, uma hormona que relaxa e ajuda a adormecer. Além disso, o mel contém glicogénio, que também ajuda a garantir uma noite de sono mais tranquila e descansada.
Tome um sachês 2 horas antes da relação sexual, após o consumo ingerir bastante líquidos, recomendamos tomar Mel Do Amor Vital Honey 100% original depois das refeições.
Com poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, o mel também pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos, cereais e até bebidas, como sucos e cafés”, explica a nutricionista. Previne o envelhecimento precoce da pele, ajuda a combater a gripe, asma e outras doenças respiratórias...
Tomar uma colher de mel antes de dormir pode ajudar a ter um sono mais tranquilo e revigorante. O mel estimula no cérebro a produção de triptofano, que logo se torna serotonina e favorece um sono reparador. Uma dica, opte por mel orgânicos.
Se é assim, não hesite em beber um copo de água com limão e mel todos os dias logo pela manhã, para que o seu organismo funcione de forma mais regular. Graças à ação anti-séptica do limão e do mel, combatemos a acidez estomacal. Os alimentos decompõem-se melhor e absorvemos os nutrientes mais facilmente.
Como funciona internet em carros?
Como recuperar fotos antigas de outro celular?
Como funciona a conta digital Pan?
Qual a conta digital do Santander?
Como funciona a churrasqueira Apolo 10?
Quanto custa o serviço de SMS do Banco do Brasil?
Onde fica a comunidade colo de Deus?
Como faço para publicar meus poemas?
Como faço para recuperar a senha do meu vale alimentação?
O que é a carta de crédito no consórcio?
Como colocar preços em semi jóias?
Como conseguir leite materno no banco de leite?
O que fazer para receber a restituição do Imposto de Renda?
Como usar borra de café para espantar mosquito?
Onde fica o backup do SketchUp?