No Brasil, entretanto, as conseqüências do desmantelamento da organização educacional jesuítica e a não-implantação de um novo projeto educacional foram graves, pois, somente em 1776, dezessete anos após a expulsão dos jesuítas, é que se instituíram escolas com cursos graduados e sistematizados.
Reformas Pombalinas no Brasil Extinção definitiva das capitanias hereditárias; Elevação do Brasil a vice-reino de Portugal; Nomeação do Rio de Janeiro como nova capital da colônia – em substituição a Salvador; Expulsão dos jesuítas.
Desde o primeiro colégio jesuíta em 15, os padres jesuítas foram os únicos responsáveis pela educação no Brasil, iniciando também os primeiros cursos superiores, sendo o primeiro em 1575, Bacharelado em Artes. Atualmente, ainda existem cerca de 20 instituições de origem jesuíta no Brasil.
De acordo com o tratado, Portugal se comprometia a adquirir tecidos de lã ingleses. Em contrapartida, a Inglaterra obteria toda a produção de vinhos oferecida pelo governo português. Esse tratado acabou gerando uma relação de extrema dependência econômica na medida em que a demanda por tecidos era infinitamente maior.
Na colônia do Brasil, onde os jesuítas tinham colégios (missões), Pombal os acusou de apoiar os indígenas na resistência contra Portugal. ... Um atentado à vida do rei José, em 1758, deu a Pombal o pretexto para tirar poderes da nobreza e expulsar os jesuítas, que tinham amizade com os conspiradores.
O grande poderio e influência dos jesuítas na América portuguesa foram contestados durante a administração pombalina (1750-1777), gerando um conflito de interesses entre a Companhia de Jesus e o governo, que culminou com a expulsão dos membros dessa ordem religiosa em 1759.
Pombal criou ainda a figura de um Diretor Geral de Estudos para Portugal e suas colônias que teria a responsabilidade de coordenar a educação e pagar os professores. O caos estava estabelecido. O sistema de aulas régias, com único professor e ministradas isoladamente, desfacelou a pedagogia jesuíta.
REFORMAS POMBALINAS. As reformas político-econômicas administrativas, educacionais e eclesiásticas empreendidas por Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), o Marquês de Pombal, tiveram início com a missão de reconstruir Lisboa, após o terremoto de 1755.
Expulsão dos Jesuítas. O Marquês de Pombal acusou os jesuítas de promoverem a resistência dos índios a Portugal. Alegando esse motivo, em 1759 expulsou e confiscou os bens da Companhia de Jesus do Brasil, tal como já o tinha feito em Portugal.
Influenciado pelo Iluminismo, o governo do Marquês de Pombal foi um governo caracterizado pelas chamadas Reformas Pombalinas. O Marquês de Pombal esforçou-se para tornar Portugal economicamente independente da Inglaterra. Desta maneira:
No Brasil, o governo de Pombal trouxe as seguintes mudanças: Nomeação do Rio de Janeiro como nova capital da colônia – em substituição a Salvador; Expulsão dos jesuítas. Essas reformas impactaram diretamente na produção e no controle da atividade mineradora do Brasil e seria uma das causas da Inconfidência Mineira.
Tais conflitos estão entre as causas da expulsão dos Jesuítas do Grão-Pará e Maranhão, em 1759 .
O que faz um administrador de finanças?
Como colocar uma imagem dentro de uma forma no PPT?
Como recorrer de multa do DSV SP?
Como recorrer benefício negado INSS?
Como desativar BitLocker positivo?
Como contestar o auxílio emergencial pela Defensoria Pública?
Como recuperar duas ECD na ECF?
Como recuperar uma bougainville?
É possível reprovar por falta?
Como reconquistar o ex Depois de muito tempo?
Quem pode ser orientador de monografia?
Como fica o verbo ler no futuro do presente?
Quantos dias antes da menstruação o útero abre?