A prática regular de atividade física garante o aumento da oxigenação do cérebro, assim como exercícios mais complexos e direcionados geram novas conexões neurais, melhoram as funções cerebrais. Esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas.
Ao se exercitar, o cérebro começa a trabalhar, produzindo milhares de reações químicas. A atividade produz não apenas queima de gordura e aumento da musculatura, mas também ajuda todo o processo de atenção e concentração, que se prolonga além do tempo em que estamos treinando.
As consequências dessa ociosidade são graves, como o desenvolvimento de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, colesterol elevado, sobrepeso e problemas no fígado e nos sistemas muscular e ósseo.
Fazer exercício faz o corpo produzir endorfinas, substancias químicas que melhoram a memória, o bom humor, a disposição física e mental, o sistema imunológico, a concentração e tem efeito anti envelhecimento, entre outras coisas.
Essa prática excessiva pode exercer o efeito oposto ao esperado, prejudicando o funcionamento do corpo e aumentando o risco de problemas de saúde. Pesquisadores brasileiros descobriram que treinos muito intensos podem provocar alterações no coração, fígado, músculos e sistema nervoso.
Silvia comenta que o excesso de atividade física pode também provocar dores musculares persistentes por todo o corpo, muito cansaço, anorexia, insônia, aumento da frequência cardíaca de repouso e menor desempenho sexual.
Quais os efeitos da atividade física no corpo humano? Ter qualidade de vida implica em pensar em meios para que o seu corpo e mente reajam de maneira saudável no dia a dia. Ter hobbies no cotidiano ajudam a mente a diminuir os estresses das rotinas agitadas, além de conseguir colocar os pensamentos em ordem.
Esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas. Quem se exercita fica mais longe de desenvolver Parkinson, Alzheimer e acidente vascular cerebral (AVC). Sabe aquela sensação de prazer que você sente durante e (principalmente) depois da atividade física? É o cérebro que está comandando isso!
Os cientistas demonstraram que muitos tecidos despejam hormônios na corrente sanguínea, como a insulina, e outras proteínas se deslocam e iniciam processos fisiológicos em várias partes do corpo. Mas essas ações não explicam toda a aparente coordenação entre os órgãos durante a atividade física.
Atividade física: o que ocorre com o corpo quando você se exercita? Um corpo sarado, bem definido e atraente: esses são alguns benefícios estéticos que a prática regular de atividade física pode trazer ao seu corpo. Mas existem outras mudanças no organismo que deixam você mais saudável.
Como tratar uma fissura no osso?
O que passar na foliculite pós depilação?
Como tratar cachorro com erliquiose?
Como abrir a porta 8080 no roteador?
O que é artrose na coluna lombar?
O que provoca fungos em cachorros?
O que é deficiência intelectual MEC?
Como tratar o eucalipto para durar mais?
Quais os tipos de fungos em gatos?
Qual o tratamento mais eficaz para foliculite?
Como se chama a fobia por barata?
Quais são as causas das fissuras em pilares e como Tratá-las?
O que fazer quando pegar sarna de Gato?
Como se chama a pessoa que não cumpre o que diz?
Como tratar doenças emocionais?