Atualmente, a principal carga de mercúrio para o meio ambiente é oriunda dos garimpos de ouro.
" A combinação do mercúrio precipitado com compostos orgânicos do solo forma a substância metilmercúrio, altamente danosa", esclarede de Tomi. Além de contaminar o solo, o metilmercúrio pode provocar graves complicações à saúde de garimpeiros ou de pessoas que indiretamente são infectadas.
Intoxicação por mercúrio, metal utilizado para extração do ouro, pode gerar malformação de fetos, cegueira e até morte. Pense na água que você bebe e que usa para tomar banho. Pense também na sua comida, suas frutas, legumes e verduras.
O mercúrio é tradicionalmente usado para separar e extrair o ouro de rochas ou da areia porque adere ao ouro formando um amálgama, que posteriormente é aquecido. Com o calor, o mercúrio evapora e resta o ouro.
Consequências da contaminação: a inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, erupções cutâneas e insuficiência renal.
Os garimpeiros usam mercúrio para coletar o ouro dos concentrados na forma de um amálgama e recuperam o ouro metálico “queimando-o”, volatilizando o mercúrio, o qual é levado pelo vento e logo se precipita (SCARPELLI, 2003).
A contaminação com mercúrio pode causar lesões permanentes em diversos tecidos, mas os sintomas só surgem meses ou anos após a exposição.
Através do meio ambiente, por meio do consumo de água ou peixes contaminados. Esse tipo de contaminação é mais frequente em populações ribeirinhas, como ocorre na Amazônia, locais de garimpo e de grande uso de mercúrio, mas também pode afetar qualquer pessoa que consuma água ou alimentos contaminados com este metal, em caso de acidentes ambientais.
A intoxicação causada pelo mercúrio é silenciosa e pode levar meses ou anos para se manifestar através de sinais como: Fraqueza, cansaço frequente; Perda do apetite e consequente emagrecimento; Úlcera no estômago ou no duodeno; Alteração do funcionamento dos rins; Dentes fracos e quebradiços, podendo haver tendência à queda;
O mercúrio pode ficar acumulado no corpo e afetar diversos órgãos, principalmente rins, fígado, sistema digestivo e sistema nervoso, interferindo no funcionamento do organismo e sendo necessário acompanhamento médico por toda a vida.
Como plantar a semente do abricó-de-macaco?
Como plantar flores em caixas de madeira?
Como ganhar dinheiro com a Mary Kay?
Como preparar a garrafa PET para o plantio?
Como ganhar seguidores pelo Bume?
Quanto tempo dura um pé de couve?
Como saber se tenho pontos no cartão Mastercard?
Como Cultivar jabuticaba no quintal?
Como ganhar ficha Lendaria Clash Royale?