O Meridiano de Greenwich passa sobre a região de Greenwich, nos arredores de Londres, na Inglaterra e é divide o Globo Terrestre em Oriente e Ocidente e pode-se medir a escala de Longitude.
O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).
meridiano de Greenwich Divisão norte-sul: é feita pela linha do equador. Divide o globo terrestre em hemisfério norte e hemisfério sul. Divisão leste-oeste: é feita pelo meridiano de Greenwich com o meridiano de 180° (antimeridiano de Greenwich).
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.
Meridiano de Greenwich
O Meridiano de Greenwich, também chamado de “primeiro meridiano”, é a mais importante linha meridional imaginária. Ele corta o Globo Terrestre de norte a sul e divide o planeta em dois hemisférios: ocidental e oriental.
meridiano de Greenwich A longitude é a distância em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich (0º). A longitude varia de O a 180 graus, nos hemisférios leste e oeste, sendo que o meridiano 180° é o antimeridiano de Greenwich e, portanto, o limite entre os dois hemisférios.
O Meridiano de Greenwich atravessa três continentes (Europa, África e Antártida) e oito países (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana).
Meridiano de Greenwich
O Meridiano de Greenwich, também chamado de “primeiro meridiano”, é a mais importante linha meridional imaginária. Ele corta o Globo Terrestre de norte a sul e divide o planeta em dois hemisférios: ocidental e oriental.
O paralelo principal, a linha do equador, foi traçado a igual distância dos pólos e divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: o hemisfério Norte, também chamado setentrional ou boreal, e o hemisfério Sul, também chamado meridional ou austral.
História do Meridiano de Greenwich. O Meridiano de Greenwich foi sugerido pela primeira vez como o Marco Zero em 1851, por Sir George Biddell Airy (1801-1892). Em 1884, após já ter sido adotado por várias nações como referência naval, o governo dos EUA toma a iniciativa para instituí-lo oficialmente.
Essa linha longitudinal recebe este nome pois está localizada no distrito de Greenwich, às margens sul do rio Tâmisa, região leste de Londres, mais precisamente sobre o “Observatório Real de Greenwich”. De nome anglo-saxão, "Greenwich" significa “lugar verde para vacas”.
De nome anglo-saxão, "Greenwich" significa “lugar verde para vacas”. A cidade se tornou referência mundial em pesquisas astronômicas desde a fundação do referido observatório, em agosto de 1675.
O antimeridiano é delimitado pela linha que surge a 180° (positivos ou negativos), coincidindo com a Linha Internacional de Data, a qual passa pela Rússia, no Estreito de Bering. Leia mais sobre alguns assuntos relacionados: O que é Cartografia?
Como juntar vários arquivos PDF em um só PDF Creator?
Como compartilhar Internet do notebook para o celular Windows 10?
Como sabemos quando é dia e noite?
Por que José Lins escreveu tantas obras sobre o ciclo da cana de açúcar?
Qual o valor da multa por romper o lacre da CEEE?
Para que serve o fio Eletroplastico?
Como sabemos que uma radiação é mais energética que as outras?
Como rotacionar um objeto no AutoCAD 3D?
Como roubar a bola no NBA 2K20 PS4?
Como configurar o Bit Defender?
Como imprimir a declaração do SPED Contábil?
Como instalar o Bitmoji no notebook?