A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversÃvel), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clÃnica mais visÃvel – bócio (crescimento da glândula tireóide).
Fontes de Iodo: sal marinho, peixes de água salgada e frutos do mar (lagostas, ostras, camarão, sardinhas, bacalhau). O leite e alguns legumes também contribuem com o Ãndice de iodo no corpo, entre eles: a vagem, agrião, cebola, alho poró, rabanete, nabo.
O iodo puro pode ser obtido por meio da reação do iodeto de potássio com sulfato de cobre. Comercialmente, obtêm-se o elemento através da ação do cloro gasoso na água salgada, oxidando-se os Ãons.
A solução de Lugol é composta por Iodo Inorgânico e Iodeto de Potássio. É uma suplementação segura e eficaz para a reposição de iodo no organismo.
Os isótopos radioativos Iodo-123 e Iodo-131 são utilizados em medicina nuclear, para estudar a Glândula Tiroide. O Iodo-131 é usado também na terapia de alguns tipos de cancro da Tiroide, graças ao seu decaimento com produção de partÃcula beta. O iodeto de prata, AgI, é usado para criação de chuvas artificiais.
O EXCESSO DE IODO no organismo pode originar náuseas, vómitos e diarreia. Ter os lábios azulados e as pontas dos dedos azuladas pode ser um sinal de que existe o excesso de iodo no organismo.
O iodo serve como uma matéria prima para o organismo produzir duas moléculas fundamentais em nosso corpo, que são a Tiroxina - T4 e também a Tri-iodotironina - T3. Não é possÃvel produzir tais substâncias sem o aporte adequado de iodo.
Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xÃcara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA (Recursos: Descrição e Acesso).
Apesar de ser essencial no funcionamento do organismo humano, o excesso de iodo produz efeitos similares ao da falta do mesmo. Em sua forma elementar, torna-se fatal caso ingerido em quantidades superiores a 2 e 3 gramas.
Assim como as demais substâncias de seu grupo (os halogênios), o iodo não é encontrado em estado livre na natureza. Seu peso especÃfico é de 4,93 g/cm3, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente 113,7 graus Celsius, possuindo um peso atômico de 126,9.
Em estudos hidrológicos, as concentrações de iodo-129 são dadas, geralmente, através da relação do iodo-129 com o iodo total (praticamente todo o iodo-127).
O iodo é o halogênio menos abundante, apresentando-se na crosta terrestre com uma concentração de 0,14 ppm, estando na água do mar numa abundância de 0,052 ppm. O iodo pode ser obtido a partir dos iodetos, I -, presentes na água do mar e nas algas.
Como se prevenir das doenças do sistema respiratório?
Por que os jesuÃtas foram expulsos do Grão Pará?
Qual o benefÃcio do ovo de granja?
Porque não dá mais para baixar vÃdeos do YouTube?
Porque eu durmo e acordo cansado?
Tem como transferir bateria de um iPhone pro outro?
Como entrar em contato com o Terra?
Como descrever a prática pedagógica do professor?
O que acontece quando um cachorro fica te seguindo?
Qual a relação da solidão com a depressão?
Quais os grupos sociais que sofrem mais preconceito?
Quanto tempo vive uma pessoa com osteossarcoma?
Quanto ganha um Técnico de Enfermagem na rede dor?
Como solicitar licença amamentação?
O que cobre o RC equipamentos?