O verbo apresenta flexão de número quando indica o singular ou o plural em sua forma. Aparecem no singular quando se referem a uma única pessoa (eu corro/ ela corre) e no plural quando é mais de uma pessoa (nós corremos, eles correm). Logo, os verbos se flexionam em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª).
Imperativo afirmativo
Verbo parar | Verbo trazer | Verbo sair |
---|---|---|
--- (eu) para (tu) pare (você) paremos (nós) parai (vós) parem (vocês) | --- (eu) traz (tu) traga (você) tragamos (nós) trazei (vós) tragam (vocês) | --- (eu) sai (tu) saia (você) saiamos (nós) saí (vós) saiam (vocês) |
Presente do indicativo: tempo verbal primitivo. Pretérito imperfeito do indicativo: tempo verbal derivado do infinitivo impessoal. Pretérito perfeito do indicativo: tempo verbal primitivo. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: tempo verbal derivado do pretérito perfeito do indicativo.
a) A primeira pessoa verbal relaciona-se com a primeira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais eu (singular) e tu (plural). ... c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural).
Quando conjugados, os verbos flexionam-se em pessoaa fim de evidenciar quem fala, para quem se falaou aquele de quem se fala. Vamos observar os seguintes exemplos: Eu trabalho. “Eu” indica a pessoa que fala. Tu trabalhas.
Flexões verbais. Dentre todas as classe gramaticais, a que mais se apresenta passível de flexões é a representada pelos verbos. Flexões estas relacionadas a: Pessoa – Indica as três pessoas relacionadas ao discurso, representadas tanto no modo singular, quanto no plural. Número – Representa a forma pela qual o verbo se refere a essas pessoas ...
As terminações estão definidas para os diferentes modos, tempos e pessoas verbais. Verbos irregulares da primeira conjugação são aqueles que, mesmo terminando em -ar, não se encaixam no modelo fixo da primeira conjugação, apresentando diferentes terminações ou até alterações no radical, como acontece com o verbo dar e o verbo estar.
São reconhecidas as formas do indicativo, do subjuntivo e do imperativo. O modo indicativo possui seis tempos verbais: o presente; o pretérito perfeito, o imperfeito e o mais-que-perfeito; o futuro do presente e o futuro do pretérito. O modo subjuntivo divide-se em três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.
Como sincronizar arquivos e pastas?
São fatores que influenciam a taxa metabólica basal?
Como fazer um perfil de um empreendedor?
Como manter comida quente na praia?
Como montar looks mais criativos?
Como ter um relacionamento com um geminiano?
Como montar um tabuleiro de dama?
Como montar tapete de atividades para bebê?
Como fazer a sobrancelha crescer e engrossar?
Como calcular o preço unitário de um produto?
Como manter as unhas feitas por mais tempo?
Qual o layout mais adequado para um supermercado?
Como montar o quarto do bebê junto com quarto dos pais?
O que fazer para sair de um castigo?
Quem pode receber o renda Brasil?