O verbo apresenta flexão de número quando indica o singular ou o plural em sua forma. Aparecem no singular quando se referem a uma única pessoa (eu corro/ ela corre) e no plural quando é mais de uma pessoa (nós corremos, eles correm). Logo, os verbos se flexionam em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª).
Imperativo afirmativo
Verbo parar | Verbo trazer | Verbo sair |
---|---|---|
--- (eu) para (tu) pare (você) paremos (nós) parai (vós) parem (vocês) | --- (eu) traz (tu) traga (você) tragamos (nós) trazei (vós) tragam (vocês) | --- (eu) sai (tu) saia (você) saiamos (nós) saí (vós) saiam (vocês) |
Presente do indicativo: tempo verbal primitivo. Pretérito imperfeito do indicativo: tempo verbal derivado do infinitivo impessoal. Pretérito perfeito do indicativo: tempo verbal primitivo. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: tempo verbal derivado do pretérito perfeito do indicativo.
a) A primeira pessoa verbal relaciona-se com a primeira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais eu (singular) e tu (plural). ... c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural).
Quando conjugados, os verbos flexionam-se em pessoaa fim de evidenciar quem fala, para quem se falaou aquele de quem se fala. Vamos observar os seguintes exemplos: Eu trabalho. “Eu” indica a pessoa que fala. Tu trabalhas.
Flexões verbais. Dentre todas as classe gramaticais, a que mais se apresenta passível de flexões é a representada pelos verbos. Flexões estas relacionadas a: Pessoa – Indica as três pessoas relacionadas ao discurso, representadas tanto no modo singular, quanto no plural. Número – Representa a forma pela qual o verbo se refere a essas pessoas ...
As terminações estão definidas para os diferentes modos, tempos e pessoas verbais. Verbos irregulares da primeira conjugação são aqueles que, mesmo terminando em -ar, não se encaixam no modelo fixo da primeira conjugação, apresentando diferentes terminações ou até alterações no radical, como acontece com o verbo dar e o verbo estar.
São reconhecidas as formas do indicativo, do subjuntivo e do imperativo. O modo indicativo possui seis tempos verbais: o presente; o pretérito perfeito, o imperfeito e o mais-que-perfeito; o futuro do presente e o futuro do pretérito. O modo subjuntivo divide-se em três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.
Como o perito deve apresentar a proposta de honorários do trabalho de perícia?
Qual é o melhor horário para fazer o teste de gravidez?
Qual o motivo do apagão no Brasil?
Como é feito o pagamento do seguro prestamista?
Sou obrigado a trabalhar na véspera de Natal e Ano Novo?
Como funciona Os sobrenomes na Itália?
Como tomar nimesulida de quantas em quantas horas?
O que é metodologia de projetos educacionais?
Quanto tempo o veneno do baiacu faz efeito?
Quantas demãos de selador devo passar na madeira?
Quantas toneladas de alimentos o Brasil exporta por ano?
Quais são as principais obras do Realismo?
Qual a contribuição de Dewey para a educação infantil?
Como dormir com joelho operado?