Corrosão é o desgaste sofrido por uma peça metálica por causa de um processo eletroquímico. A proteção está ligada a métodos, como a eletrólise, para evitar que a corrosão ocorra. A corrosão dos metais é um processo natural resultante, geralmente, de reações de oxirredução ou corrosão eletroquímica.
Após selecionar um metal para uso em determinado equipamento, o comportamento desse metal frente à corrosão pode ser controlado variando seu potencial no meio em que será utilizado. ... A proteção catódica consiste em transformar a superfície metálica que se deseja proteger em um cátodo de uma célula eletroquímica.
A corrosão pode atingir qualquer tipo de caldeira, mas é possível prevenir o seu aparecimento. Alguns motivos são determinantes para que esse processo aconteça. Um deles é a falta ou ineficiência no tratamento da água que é transformada em vapor.
Por fim, umas das maneiras mais comuns de se proteger uma superfície metálica da corrosão eletroquímica é o revestimento da mesma. Este pode ser feito utilizando diferentes materiais, incluindo materiais metálicos, não metálicos orgânicos e não metálicos inorgânicos.
Existem tratamentos para prevenir a corrosão em metais. Você pode fornecer tratamentos de revestimento não metálico (pintura, lubrificação, esmaltagem, cerâmica, etc.), bem como revestimentos de metal com vários procedimentos químicos ou o uso de ligas conforme discutido.
O processo de corrosão dos metais se dá em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. O potencial de redução desses metais costuma ser menor do que o oxigênio e por isso eles cedem seus elétrons, oxidando-se.
Para saber como evitar a corrosão, é importante saber o que é a corrosão e por que ela ocorre. A corrosão é chamada de processo natural no qual um metal se deteriora gradualmente devido a reações eletroquímicas (ou químicas) com o ambiente.
Os métodos para prevenção de corrosão são variados e dependerão dos materiais afetados. Antes de tudo, deve-se levar em consideração que nem todos os metais corroem na mesma velocidade, e alguns têm a particularidade de não corroer naturalmente, como no caso do aço inoxidável, ouro e platina.
A corrosão é um processo inimigo do ser humano, pois esses danos degradam os materiais, alteram sua coloração e os enfraquecem, aumentando a possibilidade de ruptura e aumento de custos para reparo e substituição dos mesmos.
Existem algumas atitudes que você pode começar a tomar para evitar essa oxidação ou corrosão. Vamos mostrar algumas delas abaixo: Evite o contato do material com a água (nem para limpeza); Cuide do local onde ele será estocado ou armazenado, tratando a superfície com cromato de sódio;
Que tinta usar para pintar tijolinho à vista?
Quanto vem de limite no cartão Casas Bahia?
O que é necessário para ser um doador?
O que é uma peça recondicionada?
São itens necessários para execução de um programa CNC?
Quanto tempo dura a tinta preto azulado?
Quais são os tipos de modais existentes?
Como fazer choque térmico água quente e fria?
O que significa NFC no aparelho de som?
Pode comer ovo frito todo dia?
Como cachear apenas as pontas do cabelo?
Qual a diferença entre devocional e TSD?
Como faço para limpar o Armazenamento interno do meu celular?
Qual a importância das demonstrações contábeis para a administração da empresa?