O erro de medição é a diferença entre o valor indicado pelo instrumento e o valor de referência do padrão.
Quando efetuamos uma medição estamos sujeitos a diversas formas de erros, dentre os quais podemos citar: grosseiros, aleatórios, acidentais, sistemáticos, inserção ou paralaxe....Erros e Incertezas
ERRO DE MEDIÇÃO: é a diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando.
Erro de indicação (de um instrumento de medição): diferença entre a indicação do instrumento de medição e o valor verdadeiro da correspondente grandeza de entrada [VIM 5.20]. Como o verdadeiro valor não pode ser determinado, na prática usa-se o valor convencional.
Fatores externos podem provocar erros, alterando diretamente o comportamento do sistema de medição ou agindo diretamente sobre a grandeza a medir. O factor mais crítico, de modo geral, é a variação da temperatura ambiente. Essa variação provoca, por exemplo, dilatação das escalas dos instrumentos de medição.
A principal diferença entre esses dois parâmetros é que o erro de uma medição pode ser corrigido (desde que seja detectado com clareza a falha no processo de medição em questão), já a incerteza de qualquer processo de medição continuará sendo um intervalo de confiança das medidas.
Em medições objetivas, normalmente, esses erros são provenientes de grandes falhas no cálculo, leitura, manuseio do instrumento, interpretação do instrumento ou paralaxe.
Para se obter a incerteza relativa, você deve dividir a incerteza absoluta com um valor determinado e multiplicá-lo por 100 para obter o valor percentual. Por exemplo: (6 cm ± 0,2 cm) = (0,2 / 6) × 100 e acrescente o símbolo %. O resultado será 3,3%.
O erro total deverá ser menor que a tolerância definida no equipamento. Para encontrar o erro (E), basta diminuir a média do valor de referência: Conforme cálculo realizado e indicação do sistema, o equipamento está calibrado e aprovado para utilização.
Para minimizar os erros de medição, um fator de correção da temperatura deve ser fornecido. Portanto, no caso de medições utilizando extensômetros, é fornecida compensação de temperatura para obter resultados mais exatos.
Como o erro de medição é a diferença entre o valor medido de uma grandeza e um valor de referência, é possível expressá-lo matematicamente através da equação abaixo: Onde E é o erro de medição, I a indicação do sistema de medição, e VV o valor verdadeiro do mensurando. O valor de E também é conhecido como erro absoluto.
Segundo a forma como os diversos tipos de erros influenciam as medições, tem sido prática habitual classificá-los em Erros e Incertezas nas Medições © Paulo Cabral 11/ 116 Erros grosseiros– São devidos à falta de atenção, pouco treino ou falta de perícia do operador.
Pode tanto ser causado por um problema de ajuste ou desgaste do sistema de medição, quanto por fatores construtivos. Pode estar associado ao próprio princípio de medição empregado ou ainda ser influenciado por grandezas ou fatores externos, como as condições ambientais.
Uma medição perfeita, isto é, sem erros, só pode existir se um sistema de medição perfeito existir e a grandeza sob medição (denominada mensurando) tiver um valor único, perfeitamente definido e estável. Apenas neste caso ideal o resultado de uma medição pode ser expresso por um número e uma unidade de medição apenas.
Quanto tempo dura o efeito da Ritalina?
Qual a terapia mais indicada para ansiedade?
Quando Now United vem para o Brasil em 2022?
Qual palavra substitui casebre?
Quantos dias a Covid pode se agravar?
Qual a maior dificuldade em empreender?
Qual a diferença entre as glândulas?
Quais as drogas lícitas e ilícitas?
O que fazer em 5 dias em Toronto?
Qual iPhone carrega por indução?
Como pesquisar conversa por data no messenger?
Para que serve a aspirina 500mg?
Quanto tempo vive uma pessoa com demência fronto temporal?
O que é visão Socioantropológica?