O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
Osmose: transporte de solvente, contra o gradiente de concentração, através de membrana semipermeável e sem gasto de energia. 2. Difusão Facilitada: ocorre com auxílio de proteína transportadora (permease), que se liga à substância e a transporta para dentro ou fora da célula – isso ocorre com a glicose, por exemplo.
A difusão representa o mecanismo físico-químico de constante transporte de substâncias, solvente ou soluto, entre meios com diferenças de concentração e com tendência ao equilíbrio.
Difusão facilitada: uma substância é transportada por meio da participação de proteínas presentes na membrana. Essas proteínas são conhecidas como proteínas carregadoras e facilitam o movimento espontâneo das moléculas sem que haja nenhum gasto de energia pela célula. ... Se o contrário ocorre, a célula enche-se de água.
Tipos de transporte ativo
Determina-se o que é transporte ativo e passivo a partir da observação da permeabilidade de uma membrana. Quando há gasto de energia envolvendo, dizemos que se trata de um transporte ativo. Enquanto isso, quando não há gasto, chamamos de transporte passivo. Os dois tipos de transporte acontecem na membrana plasmática.
Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
A passagem de substâncias através das membranas celulares envolve vários mecanismos, entre os quais podemos citar: Transporte passivo. Osmose. Difusão simples. Difusão facilitada. Transporte ativo. Bomba de sódio e potássio. Endocitose e exocitose. Pinocitose. Fagocitose
As substâncias podem atravessar a membrana plasmática com gasto de energia ou não, sendo esses processos conhecidos, respectivamente, como transporte ativo e passivo.
Graças a essas características, a membrana apresenta a capacidade de selecionar o que entra e o que sai da célula, garantindo, portanto, a manutenção do meio intracelular. As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo.
De maneira geral, as estruturas proteicas presentes na membrana celular dividem-se em: Proteínas transmembranas: são as proteínas que que atravessam a bicamada lipídica de lado a lado, porque são capazes de se ligar aos próprios lipídios.
Qual é o nome desse número 1300?
Como eram as redes sociais em 2000?
Como recusar um convite educadamente frases?
O que é melhor iogurte ou bebida láctea?
Quanto custa publicação no Diário Oficial?
Qual a diferença entre AAI e CNPI?
Qual a diferença de caminhar em jejum?
Qual a posição da economia brasileira no mundo?
Qual o nome do terceiro livro da Bíblia?
Como é feito o teste de aptidão física?
Quais os três princípios destacados pela ISO 9001?