O papilomavírus humano (HPV) é um fator etiológico bem estabelecido para o câncer cervical. Esse vírus de DNA infecta primariamente o epitélio e pode induzir lesões benignas ou malignas na pele e na mucosa.
O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual. O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV.
Estrutura viral Seu genoma é composto por uma dupla hélice de DNA circular, com aproximadamente 8 mil pares de bases. O genoma é pequeno e contém apenas alguns genes, todos codificados na mesma cadeia. O capsídeo é icosaédrico, com um diâmetro de 50 a 60nm e não é revestido por envelope lipídico 12.
O potencial carcinogênico do HPV é relacionado a duas proteínas virais, E6 e E7, as quais são capazes de interagir com proteínas que regulam o ciclo celular e que atuam como supressoras de tumores, como a p53 e pRb.
Comentou-se que a infecção pelo HPV esteve associada a alterações prolife- rativas no epitélio (condilomas), neoplasia intra epitelial e/ou câncer cervical e lesões sabidamente infiltradas por células alvo do HIV (linfócitos e macrófagos), o que poderia explicar esse achado.
Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. Já os HPV 6 e 11, encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são considerados não oncogênicos.
Ou seja, o HPV infecta e se replica nas células epiteliais do cérvix, amadurecendo e liberando vírus conforme amadurecimento do epitélio. A multiplicação das células basais gera a verruga. Em algumas células, no entanto, o genoma circular se quebra e se integra ao genoma do hospedeiro, inativando o E2.
As infecções virais são produzidas por micro-organismos de estrutura simples, denominados vírus, com tamanho menor que um fungo ou uma bactéria e que necessitam ...
Uma infecção viral não implica obrigatoriamente o aparecimento de doença, se os mecanismos de defesa do corpo funcionarem eficazmente. O hospedeiro destrói o vírus ou permanece infectado sem apresentar sintomas. Neste último caso, o hospedeiro é caracterizado como portador de um vírus.
Outros vírus infectam outras partes específicas do corpo: Trato gastrointestinal: as infecções do trato gastrointestinal, como gastroenterite, são comumente causadas por vírus, como norovírus e rotavírus. Fígado: essas infecções resultam em hepatite.
Uma infecção viral que produza reacções adversas num hospedeiro susceptível é denominada de doença viral ou virose. Para que uma infecção ocorra é necessário que haja uma fonte de vírus com virulência e em número suficiente para iniciar o contágio do hospedeiro com maior ou menor resistência. Virulência
Para que serve Chemitril comprimido 50 mg?
Como executar um programa sem autorização do administrador?
Quando a taxa de câmbio é fixa?
Como saber o cartório de protesto?
Tem como saber quando alguém tira print do Instagram?
Como faz para dar baixa em protesto?
Como acabar com as propagandas?
Como tirar print da tela do celular toda?
Como remover o protetor solar?
Como prescrever creatina nutricionista?
Como transformar um Word em formulário?
Como foi colocada a estátua do Cristo Redentor?
Como profissionalizar o meu negócio?
Como transformar um filme em desenho?
Porque nem todos têm acesso à educação?
Como fazer germinar a castanha-do-pará?