Saiba mais à seguir.
O BIM (Building Information Modeling) Building Information Modeling, traduzido como Modelagem da Informação da Construção, conceitualmente é uma metodologia que reúne Pessoas, Processos e Tecnologias que, de forma colaborativa, permite maior controle e exatidão em projetar, construir e operar edifícios.
A tecnologia BIM mostrou-se viável para produção de projetos as built, permitindo maior produtividade e maiores possibilidades de análises e verificações, tanto durante a produção do projeto as built, quanto do uso do mesmo durante todo o ciclo de vida da edificação.
USOS DO BIM
O que é preciso para implantar projetos em BIM?
Principais passos para começar a implantação
Com o advento do Building Information Modeling (BIM), a gestão de projetos deverá evoluir. “O que representa investir tempo e esforços no planejamento, lembrando que ele deve ser revisitado com frequência”, diz.
BIM (Building Information Modeling) é uma metologia que permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura. ... Portanto, eles se complementam e permitem que o trabalho do arquiteto seja realizado de forma eficiente.
Dessa forma, o BIM garante uma percepção antecipada das possíveis interferências e situações de manutenção comuns durante o ciclo de vida da obra, ampliando a importância e usabilidade do projeto e consequentemente, reduzindo as chances de improvisação e o tempo gasto na execução da obra, melhorando o desempenho e ...
A visualização em 3D é uma das grandes vantagens do BIM, pois os softwares apontam, com facilidade, as incompatibilidades que o projeto apresenta. Assim, permite que os profissionais busquem respostas e soluções com maior velocidade e corrija os problemas.
É importante esclarecer a diferença entre o BIM e programas como o Revit®, o ArchiCAD®, o AllPlan® e outros semelhantes: o BIM é um sistema de trabalho, enquanto o Revit®, o ArchiCAD® e o AllPlan® são softwares onde esse sistema pode ser aplicado.
O uso do BIM já é rotina em diversos lugares do mundo, e agora vem se tornando realidade em muitas empresas de construção no Brasil. Com tanta atenção voltada a ele, outras tecnologias também têm entrado no foco dessa indústria, abrindo espaço para mais novidades.
O foco para os softwares do segmento mudou, os principais devem atuar em BIM, como Autodesk Revit, Vector Works e ArchiCad, por exemplo. Já os programas CAD não vão sumir, mas terão um papel secundário para agregar todas as funcionalidades do BIM.
Portanto, eles se complementam e permitem que o trabalho do arquiteto seja realizado de forma eficiente. Os projetos modelados em BIM podem incluir os produtos e materiais reais que serão utilizados para construção, incorporando sua geometria, suas características, suas especificações e as informações para adquiri-las se forem aprovados.
É possível ter duas contas no Pokémon GO?
O que fazer para ter uma vida mais produtiva?
O que fazer quando não tem nada pra fazer de madrugada?
Como ter uma mente descansada?
Como se preparar para engravidar aos 38 anos?
O que pode substituir o sal na pipoca?
Como ter uma boa vida acadêmica?
O que acontece quando furar o radiador?
Quais os cuidados de enfermagem com PVC?
Porque a tapioca fica quebrada?