Para o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 35 anos são consideradas gestantes de alto risco, pois são mais vulneráveis a algumas doenças como hipertensão gestacional e diabetes gestacional, por exemplo.
“Toda gravidez aos 40 anos ou mais é considerada de risco. Além da questão da fertilidade, as chances de acontecer problemas na gestação aumentam e os principais deles são hipertensão, risco de aborto, alterações genéticas e pré-eclâmpsia”, explica Dr.
A chance de engravidar quando se tem entre 36 e 37 anos cai para 15%; aos 38 e 40 anos, é 10%; após essa idade, a chance é ínfima, não chegando a 1%. Além da quantidade de óvulos ser bem menor, assim como o que ocorre com os homens, a qualidade deles também diminui, prejudicando a fertilização.
A chance de engravidar quando se tem entre 36 e 37 anos cai para 15%; aos 38 e 40 anos, é 10%; após essa idade, a chance é ínfima, não chegando a 1%.
Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos.
Dos 31 aos 35 anos a probabilidade de engravidar é de 15% em cada mês de tentativa, ou seja 80% de chances de gravidez em um período de 12 meses. Com 35 anos, essa taxa cai significativamente para 9% ao mês e 50% durante o ano.
Independentemente da sua idade, há algumas mudanças no estilo de vida que você pode fazer para ajudá-la a engravidar, como:
Mas, para ter uma gestação saudável, fez exames de pré-natal de 15 em 15 dias, e monitorou a saúde dela e do bebê. “Nos períodos mais críticos da gravidez, que são os três primeiros meses e o último mês, é importante ir ao consultório quinzenalmente.
Conheça os riscos. Mas, afinal, quais são os riscos da gravidez após os 35 anos? O principal é o envelhecimento dos óvulos. A mulher já nasce com todas as células no ovário. Só que com o tempo, elas envelhecem. Consequentemente, há um aumento progressivo de embriões que se formam com alterações genéticas, como síndrome de Down.
Atualmente, a gravidez após os 40 anos, apesar dos riscos naturais, se tornou mais acessível, tranquila e, de certo modo, benéfica às mulheres. O ginecologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Rodrigo Pereira de Freitas, nos explica melhor, tira as dúvidas e analisa as principais questões sobre o tema.
Hoje, admite-se que a idade “ideal” para a primeira gravidez vai dos 20 aos 30 anos. Diante da tendência de as mulheres engravidarem mais tarde, é possível que, daqui a alguns anos, esses números sejam revistos e o período alargado significativamente. De modo geral, o universo feminino mudou muito a partir de 1960.
Como separar número de celular?
Como colocar duas planilhas de Excel em telas diferentes?
Como funciona o parcelamento MEI?
Como separar dois nomes no Excel?
Como equilibrar a vida pessoal e profissional?
Em que níveis do processo educativo deve estar presente a educação ambiental?
Como participar de um curso online?
Como participar de uma licitação no Comprasnet?
Qual a quantidade de cartelas possíveis para um jogo de bingo?
Como faço para participar de licitações públicas?
Quanto tempo dura a instituição do bem como bem de família?
Como faço para participar de feiras de artesanato?
Como participar promoção Unilever?
Quanto custa um Cremosinho para revenda?
Como fica to like no simple present?
Como se inscrever na Lei Aldir Blanc?