Em seu artigo 3º, o Estatuto estabelece que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao ...
O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) tem o objetivo de garantir os direitos à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.
· Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada; · A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade; ·Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família; · Idoso deve ter liberdade e autonomia.
Direito ao respeito: inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral do idoso; Direito à moradia digna: com sua família ou em instituição pública ou privada; Direito à gratuidade de medicamentos, próteses e quaisquer recursos relativos a tratamento, habilitação ou reabilitação do idoso, em esferas públicas.
Considerando a Lei Federal nº 10.741, que estabelece a obrigatoriedade de se destinar 5% das vagas para uso exclusivo de maiores de 60 anos, a Resolução Federal 3 determina a adoção do cartão de estacionamento de idoso. Confira o passo a passo para solicitar o documento. Limite de idade para dirigir: até quando é seguro renovar a CNH?
Cartão de gratuidade de estacionamento para pessoas com menos de 60 (sessenta) anos. Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746.
Condições de atribuição do cartão de estacionamento (modelo aprovado pelo Decreto-Lei n.º 307/2003, de 10 de Dezembro, na redação do Decreto-Lei n.º 128/2017, de 9 de outubro):
O Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idoso pode ser usado em qualquer veículo, desde que utilizado pelo idoso. A validade é de 5 anos, devendo ser requerido novo cartão após esse prazo, mediante o preenchimento de requerimento padrão e apresentação do cartão vencido/a vencer.
Que ações são indicadas na hora de receber um feedback sobre a sua atuação?
O que cobre o seguro contra terceiros?
Onde colocar as visitas para dormir?
Quais os cuidados de enfermagem com a FAV?
Como funciona a Justiça do Trabalho?
Como funciona o pagamento do Sodexo?
Como funciona a Justiça Militar estadual?
O que é manutenção produtiva Total?
Quem tem direito a Lei 12.506 2011?
Como funciona potenciômetro encoder?
Como escrever um número complexo?
Como encontrar a equação horária do movimento?
Onde tirar cartão do idoso para ônibus?
Qual é a declinação magnética?