Para fazer sua Defumação Queima sem Brasa coloque a defumação em um pires e acenda com um fósforo. Ao perceber que está em queimando (em brasa) retire o fósforo e deixe que a defumação queime por ela mesma. ATENÇÃO: Manter longe do vento e de materiais inflamáveis e/ou de fácil combustão.
Como queimar incenso em pó
Esse método de defumação deve ser realizado preferencialmente com um defumador. Primeiro, você deve usar uma vassoura para varrer a sua casa ou o local que será defumado. Em seguida, acenda uma vela para o seu anjo da guarda. Posteriormente, acenda o braseiro ou defumador e coloque nele três tipos diferentes de ervas.
A ponta com a brasa ficará avermelhada, quando a fumaça branca e o aroma começarão a ser liberados. Normalmente, a queima dura de 20 a 30 minutos, dependendo do incenso escolhido. Se quiser apagá-lo antes do fim, mergulhe a pontinha acesa em um recipiente com água.
A defumação pode ser feita tanto com incensos como com um defumador, que é um receptáculo que funciona com carvão vegetal em brasas e contém as ervas e as misturas que serão defumadas. A mirra e o breu branco são um exemplo.
Defumações de alho, combinadas com café, açucar cristal, arruda, alecrim e guiné são excelentes e podem ser aplicadas em casa ou em estabelecimentos comercias para limpeza periódica. Para estabelecimentos comerciais essa defumação pode ser feita semanalmente e 2 vezes por mês em residências.
Os defumadores também podem ser usados para atrair guias de luz, sorte e prosperidade. Pesquisas na área de aromaterapia tem mostrado que o uso de ervas aromáticas e as defumações tem auxiliado na redução do estresse, no tratamento auxiliar de doenças e desconfortos crônicos, no aumento da produtividade no trabalho e em tarefas intelectuais.
Geralmente, existem três métodos diferentes de defumar alimentos: defumação quente, defumação fria e aplicação de fumaça líquida ou em pó.