Confira a seguir, 6 dicas para trabalhar situações de luto com seus alunos:
Quando for falar, não divague, seja sincero e direto. Narre o que aconteceu para que o ente querido viesse a óbito e diga sem delongas. Fale calma e respeitosamente com clareza e objetividade.
Ao contrário do que muitas vezes se diz, as crianças percebem sim ausências e perdas, por isso devem receber explicações claras, sempre compatíveis com sua idade. O psicólogo e terapeuta familiar Alexandre Coimbra Amaral fala, aliás, que a criança também tem o direito de vivenciar, à sua maneira, a dor da perda.
E as crianças conseguem sim lidar com a perda”. Ao contrário do que muitas vezes se diz, as crianças percebem sim ausências e perdas, por isso devem receber explicações claras, sempre compatíveis com sua idade.
1. Introdução No percurso de formação e intervenção com crianças do Ensino Básico 1.º Ciclo deparamo-nos com certas lacunas pedagógicas e muitas situações inesperadas que, por vezes, nos fazem pensar e repensar a profissão docente.
A respeito da questão, a psicóloga Isabela Hispagnol, especialista em luto e mestre pelo Laboratório de Estudos sobre o Luto (LELu) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diz: “É importante o adulto se perguntar: ‘o que quero ensinar para meu filho com a resposta que dou pra ele?’
Quando o furo da orelha inflama?
O que é um filtro solar físico?
O que fazer quando a rinite ataca os olhos?
O que é um fio de cobre esmaltado?
Como faço pra saber se o periquito é macho ou fêmea?
Como colocar AdBlock no Opera GX?
Como saber se um filhote vai morrer?
Onde usamos as figuras de linguagem?
Como saber se o fone é bom de grave?
Quanto tempo dura uma bartolinite?
Como usar o AJI-NO-MOTO na carne?
Como saber se o cão está com dor de dente?
Como usar All Star cano alto feminino preto?
Como identificar se o Bulldog Francês e puro?
Como saber se o modem está atualizado?