Com a Pangea isso não aconteceria. Haveria uma massa de terra tão imensa que seu centro jamais seria tocado pelos ventos úmidos. Com toda a certeza, proliferariam os desertos e eles seriam muito maiores e mais inóspitos que o Saara. O Brasil, por exemplo, seria árido como o Afeganistão.
De acordo com essa teoria, em determinada época, há centenas de milhões de anos, todos os continentes formavam um só bloco, a Pangeia (do grego, pan = toda e geo = terra). Ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia.
O Pangeia começou a fraturar-se, primeiro se dividiu em dois grandes continentes, Laurásia e Gondwana. Entre os dois, formou-se um mar relativamente raso: o Mar de Tétis. Laurásia e Gondwana continuaram então a fraturar-se ao longo dos tempos, dando origem aos atuais continentes.
A teoria mais atualizada é a das placas tectônicas. ... Essa teoria foi elaborada a partir de estudos no fundo do mar (leito oceânico), no Atlântico, em que se percebeu atividade vulcânica. A atividade magmática "empurrava" os continentes, dando a ideia de que o planeta é dividido em camadas.
Os continentes não tivessem se separado? A Pangea foi um imenso continente que existiu entre 2 milhões de anos atrás, numa época em que o mundo era habitado pelos dinossauros.
Pangeia (do grego Pan = todo, Gea = Terra), que significa “todas as terras”, ou “terras unidas”, foi o nome dado ao supercontinente existente durante a Era Paleozóica (±540-250 ma), quando todos os continentes existentes atualmente, estavam unidos em um único bloco continental, cercado por um único oceano, o Pantalassa.
Para explicar essa ideia, propôs que no passado os continentes estiveram unidos, e hoje, separados, como na forma atual.
Acontece que os continentes e os oceanos estão assentados numa fina casquinha que flutua ao sabor da correnteza de rocha derretida que recheia a Terra. Com o tempo, essa correnteza despedaçou a Pangea e jogou cada pedacinho para um lado, dando origem aos continentes que conhecemos hoje.
Quais são as partes masculinas e femininas de uma flor?
Como surge a síndrome de Patau?
Qual o melhor tratamento para hérnia de disco lombar?
Quem nasce no Mato Grosso do Sul é chamado de?
Quais as principais características do gênero textual reportagem?
Como se chama moça na Argentina?
É possível quebrar uma bedrock?
Como se chama quem nasce em Presidente Figueiredo?
O que é a estrutura interna de um poema?
Como se chama quem nasce no Peru?
Por que é chamado o pão francês?
Como fazer quebra de linha no Docs?
O que é e como se origina o etnocentrismo?