Quais são as etapas principais da logística de distribuição?
A logística de distribuição permite um maior controle de saída dos produtos da sua distribuidora, fazendo com que eles cheguem mais rapidamente nos locais de venda. Isso faz com que não falte produtos em estoque nos pontos de venda, otimizando o giro de estoque.
A cadeia logística pode ser dividida em três partes: Suprimentos: que gerencia a matéria-prima e os componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. Produção: que administra o estoque do produto semi-acabado no processo de fabricação.
De maneira geral, a logística de distribuição é composta por cinco etapas: gestão de transporte, checagem de cargas, controle de fretes, análise de indicadores de desempenho e roteirização das entregas.
Dão continuidade às atividades primárias, fazem parte delas: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação de produtos e manutenção da informação. Armazenagem: responsável pela administração do espaço necessário para manter e organizar os estoques.
A logística de produção (ou logística integrada) faz a gestão e controle de materiais, informações do processo produtivo e da mão de obra da empresa. Um dos seus grandes benefícios é a redução de custo por parte da empresa, pois os investimentos da empresa se darão de forma mais efetiva.
O principal objetivo de uma gestão de logística de distribuição é disponibilizar a quantidade de mercadorias certa, no momento certo e no lugar certo. Além disso, é preciso otimizar processos para que as operações sejam rentáveis e lucrativas. No atual panorama econômico, não existe margem para erros.
As atividades primárias da logística dividem-se em processamento de pedidos, manutenção de estoque e transporte.
Saiba quais são as áreas da logística.
Essa não é uma atividade de custo elevado como as anteriores, mas está diretamente relacionada ao nível de serviço ofertado aos clientes, o que é de extrema importância para o processo logístico.
Transporte: esta fase se refere à escolha do meio de transporte ideal para a distribuição das mercadorias, dos profissionais responsáveis, do controle e prazos de entrega. Tudo deve ser entregue de forma segura e com total qualidade que o consumidor almeja. Você faz ou já fez parte da logística?
E imagine se um produto jamais for entregue por simplesmente não ter as substâncias ideais para ser produzido. Todos esses problemas podem ser evitados com o planejamento da logística. A área de logística, portanto, é o coração da organização.
O processo logístico é fundamental para o bom andamento de qualquer negócio. Independentemente de você ter experiência em varejo ou ter trabalhado no ramo, é essencial entender o papel que esse setor desempenha e como ele influencia em todas as outras áreas de uma empresa.
Qual santo que o cachorro lambe as feridas?
O que é congruência de figuras?
Pode usar vitamina C com 15 anos?
Qual padre largou a batina para casar?
Quanto tempo demora para chegar a senha de um cartão de crédito?
Qual a taxa de juros da Nubank?
Para que serve o voltímetro no som do carro?
Qual a melhor maneira de segurar uma caneta?
O que causa a barriga pochete?