Ouça em voz altaPausarPara isso, basta ir até o caixa eletrônico ou mesmo através dos serviços oferecidos pela internet e buscar pela opção “Previdência Social” (no Banco do Brasil) e “Extrato Previdenciário” (na Caixa Econômica Federal). Depois, é só emitir o documento.
Ouça em voz altaPausarCidadãos que recebem benefícios do INSS podem utilizar o Extrato de Pagamento de Benefício como forma de comprovar renda para obter crédito. O extrato INSS é um comprovante de pagamento de benefício, e traz informações como valores recebidos, descontos, a data e o banco pelo qual o pagamento é realizado.
Como consultar Extrato de Concessão de Benefício?
O contracheque INSS que também é chamado de Histórico de Créditos (ou Hiscre) está disponível no site ou aplicativo Meu INSS, a partir destes passos:
Ouça em voz altaPausarPortanto, para ter acesso ao extrato previdenciário você deve acessar o aplicativo Meu INSS e escolher a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”.
Ouça em voz altaPausarO Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento. Para realizá-la, o segurado deve receber uma mensagem de texto ou e-mail fazendo a convocação.
Hoje vamos te mostrar o que é e como emitir seu comprovante de aposentadoria do INSS, além de mostrar as diferenças entre este documento e outros comprovantes emitidos pela Previdência Social.
Outra informação importante para os trabalhadores e aposentados é referente ao extrato do FGTS. Ao se aposentar o cidadão tem direito de sacar os valores que estão depositados na sua conta do FGTS, se ainda não o tiver feito.
Os aposentados pela previdência social têm uma parcela de seus rendimentos da aposentadoria isentos a partir do momento em que completam 65 anos. O limite mensal de isenção é de R$ 1.903,98, sendo o anual de R$ 24.751,74.
Se o aposentado precisa de um documento para seu imposto de renda, deverá utilizar outro serviço do INSS, que é o extrato de benefícios para Imposto de renda.