O termo foi adaptado da expressão em inglês gamification, que qualifica o então substantivo game a servir como instrumento de ensino, motivação e engajamento. É só pensar no relevante impacto disso: muitas vezes, o que nos motiva a chegar ao final de um jogo de videogame é o desafio, a recompensa, a gratificação.
A gamificação no RH é uma estratégia fundamental para motivar os colaboradores e melhorar os resultados de uma empresa. Na prática, ela utiliza elementos dos jogos para envolver, motivar e engajar as pessoas para desenvolverem determinadas ações.
Nick Pelling Quem inventou O conceito existe desde os anos 1970, quando era associado a programação e desenvolvimento de softwares. Vários autores citam o programador britânico Nick Pelling como um dos criadores do termo.
Considerando o conceito que empregamos atualmente, a gamificação começou a surgir a partir dos anos 2000. ... Pensando nesses e em outros benefícios da estratégia, várias áreas começaram a adotar a gamificação para melhorar seus resultados, tornando suas atividades mais engajadoras, dinâmicas e efetivas.
O que é gamificação corporativa? Como dito, a gamificação tem origem nos games e representa o uso de técnicas de jogos (mesmo os mais tradicionais) nos processos diários, a fim de deixar as atividades mais interessantes. É uma espécie de fuga do lugar-comum.
Recursos Humanos, ou RH, de uma empresa são todas as pessoas que fazem parte da organização. Já a gestão de Recursos Humanos, gestão de RH ou gestão de pessoas é a administração desses funcionários visando alinhar os objetivos da empresa com os colaboradores e promover a satisfação profissional.
Com gamificação, você aplica elementos de jogo em seu trabalho e atividades. Com os jogos de negócios de RH, você simula um ambiente para testar ou treinar funcionários. Mas como muitas vezes é parte de um processo maior, ainda consideramos que isso pode ser parte de uma estratégia de gamificação.
O termo foi criado ainda em 2002 pelo programador e desenvolvedor de jogos britânico Nick Pelling, correspondendo ao uso da lógica e da dinâmica dos games para engajar pessoas em um contexto de aprendizagem.
A primeira dica sobre como aplicar a gamificação na educação é investir na contação de histórias. Do inglês storytelling, a contação de histórias serve para ambientar os alunos no contexto de uma determinada disciplina. Essa técnica ajuda a soltar a imaginação e despertar o interesse pela atividade proposta.
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