O primeiro mapa de que se tem notícia foi feito numa tábua redonda de argila por volta de 2.300 a.C. na região da Mesopotâmia (atual Iraque). Era apenas uma representação de um rio, provavelmente o rio Eufrates, circundando montanhas.
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.
A partir das Grandes Navegações, entre os séculos 15 e 16, os mapas começaram a ser produzidos em maior quantidade. Naquela época, os europeus (principalmente portugueses e espanhóis) estavam explorando os oceanos em busca de novas terras. Assim, as áreas representadas nos mapas passaram a ser bem maiores.
Martin Waldseemüller
A primeira imagem que retrata o mundo como o conhecemos hoje é do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522). Dividindo a Terra entre Oriente e Ocidente, ela foi feita em abril de 1507, 15 anos depois da chegada dos europeus ao continente americano.
Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais.
Em latim, mappa designava, primeiramente, lenço e, posteriormente, a representação gráfica de um terreno. Mappa mundi era, então, a representação gráfica do mundo.
Nota-se, assim, que o mapa não é e nunca foi somente um desenho, mas um conjunto de informações visuais. Como os Primeiros Mapas eram Feitos? Os primeiros mapas eram feitos esculpindo-se a madeira ou mesmo com desenhos e pinturas sobre a pele de animais. O mapa de Gazua data de 2500 a.C. e tem origem na Mesopotâmia.
Normalmente, os mapas eram feitos com o local em questão situado no centro, o que significava que um mapa do mundo não existia inicialmente. No entanto, com o aumento do comércio e das viagens, as pessoas descobriram novas regiões e consequentemente desenvolveram mapas mais abrangentes e amplos.
Os mapas surgiram muito antes das grandes navegações dos séculos XV e XVI. Mesmo nas sociedades mais primitivas, o homem sentiu necessidade de localizar recursos, pontos importantes e caminhos especiais. Como essas informações eram importantes para sua própria sobrevivência, eles valiam-se dos mais variados meios e formas para documentá-las.
O primeiro mapa de que se tem notícia foi feito numa tábua redonda de argila por volta de 2.300 a.C. na região da Mesopotâmia (atual Iraque). Era apenas uma representação de um rio, provavelmente o rio Eufrates, circundando montanhas.
Quais as principais características do sistema excretor?
Como é a cultura da Dinamarca?
Quais os tecidos mais confortáveis?
Quanto custa 1 grama de heroína?
Quais as modalidades de lançamento vigentes em nosso ordenamento jurídico?
O que significa a palavra retificada?
Qual é a segunda linha da tinta Coral?
Como se faz a conta de hora extra para quem trabalha meio período?
Qual a diferença entre ação de execução e ação de cobrança?
Quantas pessoas tem 1 milhão no Brasil?
Por que as baratas se mexem depois de mortas?
Qual o tamanho da barriga com 4 meses?
Quais são as vantagens que o aplicativo QR Code apresenta?