O que é a conexão no processo civil?

Pergunta de Artur José Figueiredo em 27-05-2022
(69 votos)

O legislador brasileiro optou por conceituar conexão no art. 55 do CPC: “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações, quando lhes for comum pedido ou a causa de pedir.”

O que é conexão em um processo?

Todavia, a conexão é reconhecida quando duas ou mais ações têm em comum o pedido ou a causa de pedir, não se falando em identidade de partes. Confira o que expõe o artigo 55, caput, do Novo Código de Processo Civil [2]:


Qual a diferença de conexão e continência?

A diferença entre a conexão e a continência reside no fato de que, enquanto na conexão as causas veiculam segmentos diversos de uma mesma relação jurídica de direito material, na continência a causa contida veicula apenas uma parte da relação jurídica de direito material veiculada na causa continente.

Quais são os efeitos da conexão?

A conexão é fato jurídico processual que normalmente produz o efeito jurídico de determinar a modificação da competência relativa, de modo a que um único juízo tenha competência para processar e julgar todas as causas conexas. A conexão tem por objetivo promover a economia processual.

O que é a conexão no direito?

A conexão é forma de fixação da competência jurisdicional e consiste no vínculo que se estabelece entre duas ou mais infrações penais, de onde decore a necessidade de se efetuar a reunião de processos para julgamento conjunto.

Conexão e Continência no CPC l Você sabe a diferença?


36 curiosidades que você vai gostar

Quando ocorre a conexão?

A conexão no Novo CPC ocorre quando duas ou mais ações possuem pedido ou causa de pedir em comum. Portanto, nessas duas hipóteses, a competência relativa poderá ser modificada, segundo o art. 54 do Novo CPC, comentado acima.

Quando há conexão de processos?

O legislador brasileiro optou por conceituar conexão no art. 55 do CPC: “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações, quando lhes for comum pedido ou a causa de pedir.” Há, ainda, a previsão expressa de uma regra aberta de conexão em razão do vínculo entre os objetos litigiosos de dois ou mais processos.

O que são causas conexas?

O caput do artigo 55 assenta serem conexas as causas ou ações que tiverem o mesmo pedido ou causa de pedir, buscando evitar que haja decisões conflitantes ou contraditórias entre si.

Quem pode alegar conexão?

Havendo conexão ou continência, o juiz, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pode ordenar a reunião de ações propostas em separado, a fim de que sejam decididas simultaneamente. Caso o réu verifique a existência de conexão entre duas ações, deve arguir essa matéria em sede de preliminar de contestação.



Outras questões

Como encaminhar e-mail de uma conta para outra Hotmail?

O que quer dizer se expõe?

Como transferir um arquivo de um notebook para outro?

Como transferir pontos da Porto Seguro para azul?

Qual a forma infectante da toxoplasmose?

Como transferir pelo Pix chave aleatoria Bradesco?

Estou morrendo de rir ou ri?

Como transferir o domínio para o HostGator?

Qual é o correto residente à rua ou residente na rua?

Como transferir os pontos para Livelo?

Como transferir os pontos da carteira de habilitação pé?

Estou com muita saudade ou saudades?

Como emitir uma nota fiscal em meu nome?

Como escrever a palavra em seguida?

O que acontece com o contrato de aluguel quando o proprietário morre?

Como se escreve bus?

Como instalar o pacote Office do Teams?

Como se abreviar líder?

Como fazer manifestação de operação não realizada?

Como se escreve seca do verbo secar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com