Em caso de divórcio, todos os bens “comuns” (terreno, casa, carro) deverão ser divididos em igual proporção (metade para cada um), pouco importando se sua esposa gastou mais e se ela consegue provar isso com recibos.
A separação de pessoas e bens pode ser por acordo entre os membros do casal e ser tratada numa conservatória de registo civil. Se não houver acordo, será necessário fazer o pedido num tribunal.
Quem opta pelo regime de separação de bens sabe, à partida, que todas as posses individuais de cada um dos elementos do casal são mantidas em separado. Falamos dos bens pessoais adquiridos antes e durante o casamento, permitindo dessa forma a salvaguarda das respetivas posses. Atualmente, o regime padrão é a comunhão de adquiridos.
A separação de bens deve sempre ser feita dentro da lei, para que seja justa para ambas as partes e para que se evite problemas Divórcio é algo do qual ninguém quer falar, eu sei. Até porque ninguém se casa pensando em se separar no futuro, quanto mais em dividir os bens, não é mesmo?
Se pretende o regime de separação de bens, deve fazer uma convenção pré-nupcial que comprove o consentimento de ambos os cônjuges para o seguimento dos respetivos trâmites legais. Esta convenção é celebrada num cartório notarial através de uma escritura pública (também pode ser feita pelo conservador do registo civil).
Como tirar mancha da roupa com água oxigenada?
Quais são as leis de imigração?
Quais são os tipos de alergia na pele?
Qual o objetivo da Pedagogia Histórico-Crítica?
Para que serve um compressor industrial?
Para que serve o crucifixo na musculação?
Como se chama a escolha do papa?
Como limpar porcelanato encardido com produto caseiro?
Como saber se um medicamento está em falta?
Quanto tempo posso tomar cetoconazol?
Quem ganha Superman ou Shazam?
Qual a mistura para argamassa?
Quantos quilos tem uma arroba de café?