Expressão popularizada pelo público conservador, refere-se a uma família formada por dois membros principais, um homem e uma mulher, e seus filhos. Seria o mesmo que uma família ideal, algo utópico. A família tradicional brasileira é a mais incomum do mundo.
Ao longo dos anos, o significado de família vem sendo alterado. A família tradicional, família nuclear, composta por pai, provedor da casa; mãe, cuidadora da família, e seus filhos foi sendo substituída por novos tipos de família.
As mulheres que criam a prole sozinhas já representam 26% das famílias, enquanto apenas 3% são formadas por homens e seus filhos. Já os casais sem filhos por opção somam 19,9% deste universo – percentual impulsionado pelo crescimento da mulher no mercado de trabalho.
Antigamente, o modelo familiar predominante era o patriarcal, patrimonial e matrimonial. Em tal modelo tínhamos a figura do “chefe de família”, era o líder, o centro do grupo familiar e responsável pela tomada das decisões. Era tido como o provedor e suas decisões deveriam ser seguidas por todos.
O modelo tradicional de família que, em 1995, correspondia a aproximadamente 58% das famílias brasileiras passou para 42%, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015.
22 curiosidades que você vai gostar
Hoje em dia não podemos mais falar da família brasileira de um modo geral, pois existem várias tipos de formação familiar coexistindo em nossa sociedade, tendo cada uma delas suas características e não mais seguindo padrões antigos, nos dias atuais existem famílias de pais separados, chefiadas por mulheres, chefiadas ...
São elas: Família “Tradicional”; União Estável; Família Homoafetiva; Família Paralela ou Simultânea; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental; Família Composta, Pluriparental ou Mosaico; Família Natural, Extensa ou Ampliada; Família Substituta; Família Eudemonista.
Essas famílias valorizam muito mais o afeto, o cuidado e o lugar de segurança, do que a sua constituição tradicional conservadora de pai e mãe, um lugar de reprodução. E isso para a construção socioemocional das crianças é muito valioso.
Como descobrir a origem do sobrenome? Existem várias formas de você saber suas raízes. As principais e mais eficazes são os sites de busca de sobrenomes e árvore genealógica e a conversa com familiares e amigos.
Como remover plástico de inox?
Como tirar o verde da água do tanque de peixes?
Como fazer o cálculo de rampa para garagem?
Como saber a quantidade de pixels do meu monitor?
Como saber a posição da Lua no mapa astral?
Qual desculpa inventar para sair do trabalho?
Como saber se um número é divisível por 4?
O que fazer quando o vídeo do YouTube fica travando?
Como retirar o dinheiro do MEI?
Como tirar visto Mercosul no Brasil?
Como retirar o tampão do olho?
Quanto tempo deixar o ketchup no cabelo para tirar o verde?
Como isolar os vocais no Audacity?
Como interpretar uma personagem?