Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:Do Poder Executivo. Presidente da República. ... Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ... Do Poder Judiciário. ... Fonte:PAIVA, Marcelo. ... Manual da Presidência da República.
Ex.: Vossa Excelência, Sr.
E, no que tange às autoridades do Poder Judiciário, confere-se o tratamento de Vossa Excelência para Ministros dos Tribunais Superiores, Membros de Tribunais, Juízes e Auditores da Justiça Militar.
Exemplo de uso da palavra Colendo:
(normalmente usado para magistrados e instituições legais de mais alta instância). EX: Colendo Tribunal decidiu a questão.
O adjetivo egrégio, derivado do latim egregius, significa nobre, notável, ilustre, insigne, admirável. É usado para reverenciar os Tribunais, em especial os de segunda instância, ou seja, os Tribunais de Justiça (dos Estados e do Distrito Federal) e os Tribunais Regionais (Federais, Eleitorais e do Trabalho).
37 curiosidades que você vai gostar
Egrégio, colendo, areópago, pretório, douto, augusto
Todos esses termos, especialmente egrégio e colendo, são usados para se referir respeitosamente a tribunais e outros órgãos colegiados. São palavras comuns na linguagem jurídica.
Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo). Aqui também entram Reitores de Universidades (faremos uma explicação breve a seguir).
Significado de colendo
Merecedor de veneração, de respeito; venerável, respeitável: colendo diretor, professor, presidente.
Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.
Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por “excelência” ou por “meritíssimo juiz”. É importante lembrar anotar que não há qualquer reparo a ser feito ao uso da expressão “senhor juiz”, que, além de respeitosa, por ser mais simples, torna-se mais recomendável.
É um termo técnico para se referir ao Tribunal, instância superior responsável por analisar os recursos e apelos de uma causa, seja ao longo do processo ou da sentença.
Reproduzimos aqui a parte que diz respeito ao Judiciário: Tratamento: Vossa Excelência. Vocativo: Excelentíssimo Senhor.
"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito . No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.
Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.General. Sua/Vossa Excelência.Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.Major. Sua/Vossa Senhoria.Marechal. Sua/Vossa Excelência.Ministro. Sua/Vossa Excelência.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
3) Ora, por tradição, egrégio normalmente é o tratamento conferido, no Poder Judiciário, a um tribunal considerado em seu todo; já colendo se destina a seus órgãos fracionários (câmaras, turmas e seções).
Victor Pellizer Iritsu8 setembro, 2020.1 – Ligue ou vá até a vara onde o processo esteja, e pergunte qual melhor horário para conversar com o juiz, ou em que horário ele estará no gabinete.2 – Procure chegar com antecedência, tanto para despachos em audiências, quanto no gabinete do juiz.3 – Analise o processo!
A petição inicial deve ser endereçada agora ao Juízo e não mais ao Juiz ou Tribunal como era no código revogado. Assim o endereçamento ao invés, por exemplo, de ser: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG.
Cumprimente o advogado.Por exemplo: "Caro Sr. Silva" ou "Prezada Sra. Fabíola Silva"A saudação deve ficar à esquerda.Após a saudação, coloque dois pontos: "Prezada Sra. Sandra Falcão:"
adjetivo Merecedor de respeito: era um policial respeitável. Que possui certa relevância; cuja importância não pode ser ignorada: ele não ganhou o prêmio, mas escreveu um livro respeitável.De tamanho considerável: tinha apartamento respeitável.
Colhendo vem do verbo colher. O mesmo que: plantando, apanhando, recolhendo, cultivando, obtendo, acolhendo.
1) Desprovimento e improvimento são dois substantivos empregados com freqüência nos meios jurídicos e forenses para indicar uma decisão desfavorável de mérito em um recurso.
Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.
Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules. Para o Presidente da República usa-se o pronome de tratamento sempre por extenso, nunca abreviado.
Como vai terminar a novela Haja Coração?
Como ver o uso da memória RAM do celular?
Como conferir autenticação bancária Bradesco?
O que é deslocamento do sonho?
Quando um corpo é considerado isolante elétrico Cite três exemplos?
Como os judeus se referem a Deus?
Quem tem direito ao desconto no ITBI?
Qual a diferença entre personificação é metáfora?
Como saber se foi leite pro pulmão do bebê?
Qual a importância de um arranjo físico?
Qual é o melhor antivírus 2021?
Quais as espadas de um samurai?
Qual teste fazer para sair do isolamento?
Qual a importância da Pesquisa Operacional na Engenharia de Produção?
Como ir para a quarta ilha no Pokémon Fire Red?
Qual a diferença de frases diretas e indiretas?