Como aprendemos na escola, esses dois movimentos complementares do coração são chamados tecnicamente de sístole (contração) e diástole (dilatação) – daí, os dois números que medem a pressão serem denominados pressão sistólica (ou pressão máxima) e pressão diastólica (ou pressão mínima).
A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor, que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico.
Agora, a “pressão boa” é aquela abaixo de 120x80mmHg, ou abaixo do conhecido 12 por 8. Pela diretriz adotada nos Estados Unidos, uma pessoa com essa marca já apresentaria uma pressão arterial considerada elevada e, se chegar à marca de 130×80, é hipertensa.
Quando sua pressão arterial é medida, dois números são anotados, tais como 140/90. O maior número, chamado pressão arterial sistólica, é a pressão do sangue nos vasos, quando o coração se contrai, ou bombeia, para impulsionar o sangue para o resto do corpo.
Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
São considerados limites normais quando a Pressão Arterial Sistólica está abaixo de 130 mmHg e a Pressão Arterial Diastólica está abaixo de 85 mmHg. Níveis de pressão de 140x90mmHg ou superiores são considerados elevados e constituem a Hipertensão Arterial.
Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.
A pressão arterial deve ser medida idealmente: No período da manhã e antes de tomar qualquer remédio; Depois de urinar e de descansar por, pelo menos, 5 minutos; Sentado e com o braço relaxado.
Quais são os níveis estabelecidos de pressão arterial normal, alta e baixa? O nível de pressão arterial saudável e ideal para um adulto é, no máximo, 12//80 mmHg - sendo 12 a pressão sistólica e 8, a diastólica. Esses valores devem ser levados em consideração nos momentos em que a pessoa estiver em repouso.
O local mais indicado para se aferir a pressão arterial, seja com o parelho manual ou digital, é o braço. Não há preferência pelo braço esquerdo ou direito. Como a pressão em um dos braços costuma ser ligeiramente diferente do outro, apenas para questões de futura comparação, o ideal é aferir a pressão sempre no mesmo braço.
Quando o sangue é impulsionado, ele acaba exercendo certa força contra as paredes das artérias. Essa força é chamada de pressão arterial e pode ser definida como a pressão que o sangue em circulação exerce nas paredes de nossas artérias.
Qual é a distância de segurança em tensão 34 5kv?
Qual é o câncer mais perigoso?
Quais são os tipos de isotermas?
Quais são os principais tipos de inflação?
Quem não participou da festa da fazenda?
Quais são os requisitos da Norma 14001?
Quando a pessoa quer provocar ciúmes?
Quem exerce o Poder Legislativo do país?
Quanto ganha a classe alta no Brasil?
O que fazer para aliviar a dor neuropática?
Quem tem pino na coluna aposenta?
Qual foi a maior audiência da Band?
Quais os alimentos que aumentam os triglicerídeos?
O que legitimidade extraordinária?