Pai pode comprar imóvel para filho menor de idade? Por ser um investimento a longo prazo, é comum os pais pensarem em comprar imóveis e colocar no nome do filho menor de idade. Isto é possível, sim, e o processo é o mesmo da doação de bens para filhos adultos.
O pai que deseja transferir um imóvel para o nome do filho deve fazê-lo por meio de doação. O processo deve ser realizado via escritura de doação emitida por Cartório de Notas e validada no Cartório de Registros de Imóveis no qual o bem possui matrícula.
Sem muitas delongas, a resposta para a questão intitulada é SIM, menor de 18 (dezoito) anos pode adquirir imóvel.
Vale ressaltar que, se menor o de 16 anos de idade quiser adquirir um imóvel financiado, este não poderá fazê-lo, mesmo que assistido pelos seus pais, pois as regras de financiamento vedam esta possibilidade. Neste caso, a emancipação do menor é a melhor solução.
Adquirir um apartamento ou uma casa com outras pessoas é perfeitamente possível e de acordo com a lei. A decisão pela compra conjunta de imóvel pode atender a diferentes objetivos e envolver mais de um participante inclusive no financiamento imobiliário.
A lei brasileira considera idoso ou idosa todas as pessoas com 60 anos ou mais. Essas pessoas podem dispor livremente dos seus bens, isto é, as pessoas idosas podem fazer o que quiserem com suas vidas e com seus bens, inclusive vendê-los. idoso pode vender o patrimônio como bem entender.
Sem muitas delongas, a resposta para a questão intitulada é SIM, menor de 18 (dezoito) anos pode adquirir imóvel.
18 anos
Atualmente, já é possível financiar a casa própria se a pessoa tiver 18 anos e possa comprovar a renda mínima necessária para o valor do imóvel que deseja comprar. A partir da renda, o valor do empréstimo será estipulado, de forma que as parcelas não ultrapassem 30% da renda bruta do comprador.
Por ser um investimento a longo prazo, é comum os pais pensarem em comprar imóveis e colocar no nome do filho menor de idade. Isto é possível, sim, e o processo é o mesmo da doação de bens para filhos adultos. No entanto, uma vez registrado imóvel em nome do filho menor de idade, os pais não terão mais direito sobre o imóvel.
Como passar o imóvel para o nome do filho? Luis Fernandes pergunta: Quero passar um apartamento que tenho para o nome do meu filho que se casou a pouco. Como eu faço, vou no cartório onde o imóvel está registrado e tal? Eu pago quanto para fazer esse tramite. É caro? Demora quanto tempo?
O imóvel está no meu nome e na escritura não consta que tenho companheiro. Temos uma filha menor. Ele possui uma filha de outro relacionamento. Gostaria de saber como proceder para que em caso de morte do meu companheiro a outra filha dele não tenha direito ao meu imóvel. Posso transferir para o nome da minha filha com ele?
Se a intenção é assegurar o futuro dos filhos, é uma boa alternativa, no entanto, existindo a possibilidade de o imóvel ser vendido, é preciso ter conhecimento dos procedimentos legais para a alienação de imóvel em nome de um menor de idade. Vamos entender então, um pouquinho sobre venda de imóvel por menor de idade.
Como saber se o balão intragástrico estourou?
O que é artigo definido no singular?
Porque engordo só na parte de cima?
Qual o melhor aço para ferramentas de corte?
O que são os celestiais da Marvel?
Porque os olhos verdes mudam de cor?
Tem como usar o Prouni no meio do ano?
Quantos números tem o código de segurança da CNH?
Quem é mais de casal perguntas?
São hipóteses de extinção da servidão?
Qual deve ser a resistência dos cabos de velas?
O que são objetivos estratégicos táticos e operacionais?
Como fazer a beterraba sem perder os nutrientes?
Qual instrumento surgiu antes do piano?
Quais são as diferenças entre legitimidade ordinária e legitimidade extraordinária?