O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.
Objeto direto Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.
O predicativo do objeto é o termo da oração que caracteriza os complementos verbais de uma oração, ou seja, que atribui uma qualidade ao objeto direto ou ao objeto indireto.
O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. ... Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.
O objeto direto e o objeto indireto fazem parte dos complementos verbais das frases, completando o sentido de verbos transitivos diretos e indiretos que, sozinhos, possuem significado incompleto. Objeto direto. O objeto direto completa o sentido de um verbo transitivo direto, sem a presença obrigatória de uma preposição.
Objeto direto: o, a, os, as. Objeto indireto: lhe, lhes. Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos. Convidei-os para jantar (O pronome oblíquo “os” desempenha a função de objeto direto, porque ele poderia ser substituído por “os amigos”, por exemplo, que é um complemento sem auxílio de preposição - Convidei os amigos para jantar.).
Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração. Se o sujeito e o verbo conseguem obter a resposta para “o que” com o restante da frase, temos um objeto direto. Veja alguns exemplos para facilitar:
Para que não haja confusão entre o objeto indireto e adjunto adverbial, preste atenção: Se completar o sentido de um verbo, é objeto indireto. Se apresentar informação acessória a um verbo, sendo portanto dispensável, é adjunto adverbial.
O que caracteriza uma megalópole?
Como gerar DARF com vencimento prorrogado?
Como fazer curativo com Aquacel?
Como ganhar dinheiro com sorteios no Instagram?
Quais os sintomas quando a prótese de silicone se rompe?
Como identificar relação tóxica?
Como emitir Darf de multa por atraso de DCTF?
Como gerar o arquivo Efd-contribuições no domínio?
Como gerar SPED Contábil no domínio?
Quantas horas por dia um voluntário pode trabalhar?
Como fica o cílios depois do alongamento?
Como usar Genymotion no Linux?
Como fechar o caixa no final do dia?
Como aumentar o deck adicional no duel links?