O soro feito com os sais de reidratação oral deve ser dado a crianças com diarreia e vômitos, para prevenir a desidratação. Tem a mesma função do soro caseiro e é mais completo. Para prepará-lo adicione todo o conteúdo de um envelope em um litro de água filtrada e misture bem. Não se deve adicionar sal ou açúcar.
É destinado à prevenção da desidratação ou para manutenção da hidratação (após a fase de reidratação), em quadros de doença diarréica aguda, de qualquer etiologia, tanto em crianças quanto em adultos.
COMO PREPARAR O SORO
Crianças com desidratação leve devem tomar lentamente . Com desidratação moderada devem tomar um copo (200-400ml) depois de cada evacuação. Copos maiores em caso de diarreias mais volumosas. Exemplo: Uma criança que defeca sete vezes por dia, deve tomar sete copos de solução de reidratação oral por dia.
A opção mais indicada são as fórmulas comerciais de soro de reidratação, disponíveis em farmácias e em unidades básicas de saúde. O preparo é simples: basta misturar o conteúdo do envelope em um litro de água filtrada, sem colocar açúcar ou sal.
O segredo da eficácia do soro é que sua composição simula o líquido que temos dentro do organismo. “Esse líquido é composto de água, mais sódio e glicose – elementos presentes, respectivamente, no sal e no açúcar.
Como o soro caseiro deve ser administrado? Para que cause o efeito desejado, soro caseiro deve ser tomado nas 24 horas seguintes ao seu preparo. Depois disso, deve ser descartado. A mistura deve ser tomada por meio de pequenos goles ao longo do dia.
Modo de usar: Dissolver o conteúdo de 1 envelope em 1 litro de água filtrada ou fervida. Administrar 1ml/kg peso corporal em período de 4 a 6 horas. Se nas primeiras 2 horas de tratamento os vômitos continuarem, impedindo que o paciente administre a solução, procure imediatamente o médico.
Modo de usar: Dissolver o conteúdo de 1 envelope em 1 litro de água filtrada ou fervida. Administrar 1ml/kg peso corporal em período de 4 a 6 horas. Se nas primeiras 2 horas de tratamento os vômitos continuarem, impedindo que o paciente administre a solução, procure imediatamente o médico.
Quando houver vômitos, a reidratação deve ser inciada com 1 colher de chá (5 mL) de soro a cada 10 minutos, em caso de bebês, e nas crianças maiores, 5 a 10 mL a cada 2 a 5 minutos. A cada 15 minutos deve-se aumentar um pouco a quantidade de soro oferecida para que a criança consiga ficar hidratada.
Existem duas formas de preparar o soro caseiro, no entanto em ambas os casos, deve-se ter o cuidado de seguir rigorosamente as quantidades indicadas, pois um erro na preparação pode resultar em complicações, especialmente em crianças desidratadas: 1. Receita usando colher de sopa
Uma alternativa ao soro feito em casa, mas com o mesmo objetivo de prevenir a desidratação, é o soro pronto. O produto pode ser retirado gratuitamente nos postos de saúde, nas unidades da Rede Farmácia Popular ou adquirido nas demais farmácias.
Deve-se ingerir o soro caseiro em pequenos goles. O soro tem validade de 24 horas após ser preparado. É importante observar se há perda de líquido por meio de diarreia e vômitos. Caso haja, o recomendado é ingerir o soro caseiro na mesma quantidade perdida.
Como se chama sequência de livros?
Como deve se tomar vitamina D?
Qual a origem de Gracyanne Barbosa?
Qual recurso cabível contra decisão?
Qual palavra substitui excelente?
Quais as que dão mais curtidas no Instagram?
Onde colocar o nome em um artigo?
Como se referir a defensor público?
O que se faz em um Tabelionato de notas e protestos?
Como avaliar ferida cirúrgica?
Quanto ganhou Conor McGregor no UFC 257?
Qual a utilidade do destilador de água?
O que acontece se um datagrama UDP não é entregue ao destino?