Para calcular esse indicador, é preciso subtrair os gastos totais do negócio e mais o custo de oportunidade da receita total.
O Lucro Líquido é o rendimento real de uma empresa. Ele é determinado através do cálculo entre o diferença entre a receita total e o custo total. Para descobrir qual o lucro líquido da sua empresa é preciso, então, deduzir todos os tipos de despesas administrativas, financeiras, de produção, etc.
O cálculo do lucro real é feito em cima do lucro contábil, com isso depois da apuração do Lucro contábil é feita a adição das despesas indedutíveis e também das receitas não tributáveis.
O que é o lucro? O termo correto é lucro líquido, ou seja, aquilo que sobra sem a incidência futura de tributos ou despesas. Esse é o valor final que obtemos após todas as deduções de custos, taxas e gastos. A margem de lucro tende a variar de acordo com o negócio.
O lucro normal é a quantidade que uma empresa precisa para manter a sua operação rodando sem maiores problemas, ou seja, é o valor mínimo necessário para que ela não quebre ou entre em processo de falência.
Em outras palavras, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro do bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
Isso porque o lucro contábil explica o resultado da empresa de maneira estritamente matemática, com a fórmula básica: receita total - custos explícitos. Já o lucro econômico une aos números algumas questões mais subjetivas, relacionadas às escolhas que precisam ser feitas, ao tipo de negócio, ou, ainda, ao gestor responsável.
Apesar disso, não se podem olhar o lucro contábil apenas como uma obrigação, já que vai muito além disso. Isso porque ele é fundamental para que o gestor saiba se o negócio está, em determinado período, operando no prejuízo ou tendo bons resultados.
No entanto, por mais que pareça uma conta simples, saber como calcular o lucro de uma empresa consiste em entender outros fatores. O primeiro é compreender que o lucro está totalmente ligado à saúde financeira da sua empresa e ao sucesso do seu negócio.
Calcular o lucro econômico é uma maneira de ver se o negócio realmente é vantajoso, comparando as opções e identificando se elas oferecem rendimentos maiores ou menores. Para um possível investidor, por exemplo, essa informação é primordial e o ajudará a decidir se realiza ou não o aporte financeiro.
Quais doenças causam dores nas articulações?
Quanto tempo voce pode solicitar o seguro desemprego?
Como se escreve desrespeitasse?
O que significa a palavra aumentaram?
Com que frequencia devo escovar os dentes do meu cachorro?
Qual o conceito de sebastianismo?