Os índios transmitiam seus conhecimentos e práticas oralmente, muitas de suas atividades também foram transmitidas através de ensinamentos do seu cotidiano como pra´tica de caçar, pescar, fazer artesanato etc.
O conhecimento tradicional e indígena é complexo e fruto da observação do ambiente local, associado a práticas e crenças sobre as relações entre os seres vivos (incluindo humanos) e entre os seres vivos e o ambiente, como descreve Fikret Berkes, pesquisador do Instituto de Recursos Naturais da Universidade de Manitoba, ...
Estudar sobre a cultura indígena é uma excelente forma de observar vários povos e grupos étnicos diferentes, bem como as tradições de cada um e suas visões sobre o mundo. ... Desde os tipos de alimentos, palavras incorporadas a nossa língua ou histórias populares, à ação dos povos nativos, essa influência é muito marcante.
Modos de Vida A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano.
Conhecimentos tradicionais indígenas combinam medicamentos naturais com a sabedoria sobre as relações com o meio ambiente no tratamento de doenças. A cura pela medicina indígena depende de um profundo entendimento sobre a relação do homem com a natureza (Foto: Lunaé Parracho / Greenpeace).
O conhecimento tradicional inclui tipos de conhecimento sobre tecnologias tradicionais de subsistência (por exemplo ferramentas e técnicas para caça ou agricultura), obstetrícia, ecologia, medicina tradicional, navegação, astronomia, clima e outros.
A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.
A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.
Enquadram-se nessa categoria os conhecimentos de povos indígenas, ciganos, caiçaras, quebradeiras de coco de babaçu, pantaneiros, quilombolas, dentre outros.
Transmitido por práticas e códigos culturais, especialmente orais, os conhecimentos tradicional e indígena ainda estão longe de se livrarem do estigma de “objeto de estudo” para a academia. S ão Carlos, interior de São Paulo, 2010.
Alguns países continuam a negar a existência de povos indígenas em seus territórios – as línguas indígenas são referidas como dialetos, e recebem menos importância do que as línguas nacionais, o que contribui para o seu eventual desparecimento.
Afora como provedoras de conhecimento, as vozes indígenas e de povos tradicionais têm entrado nas universidades de modo contingente e condicional. Os cumprimentos das noções científicas de rigor e método continuam a ser requisitos implícitos na maioria das circunstâncias.
Quem pode ser considerado relativamente incapaz?
Quantos dias deve tomar Clavulin?
Qual o ascendente e descendente de Áries?
Qual utensílios usar na panela de inox?
Quais são as vantagens do Fordismo?
Qual infração apreensão do veículo?
Para que serve a graxa branca de lítio?
Qual o dia que não pode comer carne?
Qual TV mais antiga do Brasil?
Quando começou a guerra Irã-Iraque?
O que acontece com o CPF bloqueado?
Quantas pessoas cabem em 1 m quadrado?
O que a Bíblia diz sobre se cuidar?