Pode-se dizer que a ideia central é o mais relevante de um texto ou de outra manifestação do pensamento. Se pegarmos no caso concreto dos textos, notaremos que são compostos por diversos pensamentos ou ideias. ... A ideia central, no entanto, é a base que sustenta/defende o autor e que lhe permite contar com o que deseja.
Para identificar a ideia principal, pensem sobre quem ou o que é a história. A ideia principal é a informação mais importante do texto, é a mensagem central que o autor quer passar.
A ideia principal é o que todos estes detalhes somam. Ou seja, é a informação-chave que o autor quer que você saiba depois de terminar de ler o texto.
Leia a passagem inteira. Se a primeira e a última sentenças não identificam a ideia principal, use um marca-textos enquanto relê o parágrafo. Marque as palavras ou ideias que se repetem. Marque frases que comecem com expressões marcantes, como "O aspecto mais importante é..." ou "É mais interessante que...".
Na compreensão dos acontecimentos
Além dos textos, organizamos a realidade em nossas mentes a partir da distinção entre a ideia principal e ideia secundária. Pode-se dizer que a ideia principal é o “o que" e a secundária é o "como". Vamos imaginar a cena de um crime.
34 curiosidades que você vai gostar
As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica.
Em biblioteconomia, historiografia e outras áreas de pesquisa, uma fonte secundária é um documento ou gravação que relaciona ou discute informações originalmente apresentadas em outros lugares. ... Fontes secundárias envolvem generalizações, análises, sínteses, interpretações, ou avaliações da informação original.
– Paráfrase-resumo: comece sublinhando as ideias principais, selecione as palavras-chave que identificar no texto e parta para o resumo. Atente-se ao fato de que resumir não é copiar partes, mas sim fazer uma indicação, com suas próprias palavras, das ideias básicas do que estava escrito.
6- Quando o autor diz: "Depende de nós, se o mundo ainda tem jeito", a quem ele se refere? Ao leitor, ele se refere a todos nós dando ideia de que com a ajuda de todos podemos mudar o mundo. ... ( ) O autor quer montar um circo e precisa da ajuda de todos nós.
Como saber se a Netflix está paga?
Como saber se a carne de porco está no ponto?
Qual a influência do PIB na economia?
Como saber se a cenoura está boa para comer?
Como saber se a carne de porco está pronta?
Porque o Orochimaru criou o Mitsuki?
O que é NASF e qual sua principal função?
O que é IPCA e qual sua relação com os investimentos financeiros?
Quando o Barry derrota o Cicada?
Como o PIB afeta a vida das pessoas?
Quantos anos o Hiruzen tinha quando virou Hokage?
Qual a desvantagem de utilizar o método PEPS?
O que é o gênero textual cartaz?