As receitas de antimicrobianos terão validade de 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão. Art. 12.
7º A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão. Art.
As receitas terão validade por dez dias a partir da prescrição do médico. A regra vale para 93 tipos de substâncias antimicrobianas que compõem todos os antibióticos registrados no Brasil, como amoxicilina, azitromicina, cefalexina e sulfametoxazol, que são algumas das mais vendidas no país.
A “Notificação de Receita A” tem validade por 30 (trinta) dias, a partir da data de sua emissão e é válida em todo território nacional, sendo necessário que seja acompanhada da receita com justificativa do uso, quando para aquisição em outra unidade federativa.
A validade da receita é de 10 dias em todo território nacional, ou seja, desde o momento em que o paciente recebe a receita do prescritor até o momento da compra na farmácia ou drogaria, esse prazo de 10 dias não pode ser excedido, sob pena de prejudicar a eficácia do próprio tratamento.
19 curiosidades que você vai gostar
Notificação de Receita tipo “B2” – Cor Azul Para medicamentos relacionados nas listas B2 (Psicotrópicas Anorexígenas) Validade após prescrição: 30 dias. Válida somente no estado emitente. Quantidade Máxima / Receita: 30 dias de tratamento.
Receituário médico azul
Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.
Amoxicilina ComprimidoProduto. Amoxicilina Comprimido.EMS.Genérico - Lei 9.787/99.Sim, necessita de Receita.Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)Amoxicilina.Antibióticos.Penicilinas Orais de Amplo Espectro.
A prescrição de antibióticos pode ser feita com receita comum, desde que ela tenha os dados necessários do paciente e do medicamento e seja feita em duas vias. O esclarecimento foi feito ontem (6) pelo Conselho Federal de Medicina.