O mundo contemporâneo não necessariamente aborda a percepção humana, mas sim a afeta. Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, a forma como a própria humanidade percebe e exerce sua existência também mudou. Sob um paradigma geral, não é possível afirmar que a percepção humana se aperfeiçoou.
No mundo contemporâneo, o indivíduo vive uma corrida alucinada para esquecer que vai morrer e que tudo o que faz não tem, estritamente, nenhum sentido. Sucumbe, assim, enquanto indivíduo, uma vez que o seu sentido de pertencimento é obnubilado e anulada a vivência de sua singularidade.
Contemporâneo é um adjetivo que faz referência ao que é do mesmo tempo, que viveu na mesma época. ... Contemporâneo faz referência também à época presente, o tempo atual e ao indivíduo do nosso tempo.
Muitas características tidas como essências do masculino, hoje são encaradas como coisas negativas. A prerrogativa da violência, a competitividade insana e a imposição pela força das estruturas hierárquicas são características que milenarmente pertencem ao masculino, mas que hoje em dia não são mais aceitas.
A relação de tempo na sociedade contemporânea é um verdadeiro caos. O tempo coletivo foi suprimido pelos afazeres e horários individuais. Os ritmos social e informacional são muito intensos e as queixas de que “não se tem tempo para nada”, “não existe mais tempo livre”, uma constante.
O indivíduo contemporâneo, recolhido à experiência da sociabilidade familiar, introduz neste espaço de prática social a demanda crescente por relações igualitárias, cujos efeitos têm sido descritos sob o nome de crise da família.
Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.
O homem contemporâneo já encontra menores dificuldades na sua socialização com o próprio território masculino e vivência com o mundo feminino, frequentando salões de beleza e utilizando-se de serviços como depilação, massagens relaxantes e limpeza de pele.
O homem contemporâneo já superou o discurso positivista da verdade e agora passa a enxergar o mundo sob uma perspectiva fragmentada, cheia de meandros. É aquele que vive dentro de múltiplas identidades deslizantes.
Ao lidar com a existência humana nós devemos mostrar a ambigüidade desta existência no domínio das reações calculáveis, assim como no domínio da vida e da espontaneidade; no domínio das normas e valores bem como na sua realização criativa na cultura; e na individualidade assim como na comunidade.
A concepção de homem na filosofia existencial 1. Paul Tillich (1939) O ser humano 2 é uma unidade e uma totalidade. Portanto é inadequado se desenvolver doutrinas diversas sobre o ser humano: uma científica e uma filosófica, uma secular e uma religiosa, uma psicológica e uma sociológica. O ser humano é uma unidade indivisível.
Qual a causa de incontinência urinária mais comum no idoso?
Como eu sei que estou melhorando da candidíase?
Quanto custa a Faculdade de aeromoça?
Quantos metros quadrados refrigera um ar condicionado de 30.000 BTUs?
Quando a média não é representativa?
O que é hospital e suas finalidades?
Qual a temperatura do ar condicionado que gasta menos energia?
O que fazer para pagar as contas atrasadas?
Quais são as principais figuras de linguagem?
Porque filhos de irmãos nascem com problemas?
O que diminui o efeito do botox?
Quantas pessoas sofrem com a síndrome de Burnout?
Qual a função da insulina e o glucagon?
Quanto custa propaganda do Neymar?
Qual melhor cavalo para montar?
Qual vai ser a maior economia do mundo em 2050?