A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão.
O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes. Eles podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce ou terrestres.
Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões.
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
Há também aqueles que representam perigo à saúde humana, pois estão relacionados com o ciclo de algumas doenças. É o caso, por exemplo, dos caramujos hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni, platelminto causador da esquistossomose, uma importante doença parasitária.
43 curiosidades que você vai gostar
A importância dos moluscos
A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.
Alguns moluscos servem de alimento para os humanos, outros são pragas, alguns transmitem doenças e outros são usados para a produção de joias.
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
Características gerais dos artrópodesPossuem corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome, que podem estar fundidos em alguns grupos.Apresentam extremidades articuladas, que se apresentam de formas diversificadas.Possuem exoesqueleto quitinoso, que lhes confere proteção, apresentando músculo estriado em seu interior.
Nos moluscos aquáticos, destacam-se as brânquias; nos terrestres, a cavidade do manto pode atuar como um pulmão rudimentar. Em algumas espécies, observa-se também respiração cutânea.
A respiração traqueal é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos.
Os moluscos são animais invertebrados (sem espinha dorsal) que têm como característica o corpo mole – molluscus, em latim, quer dizer exatamente “mole”. A maioria deles é dotada de uma concha de origem calcária formada a partir de uma espécie de pele que reveste o corpo desses animais, chamada manto ou pálio.
Os moluscos são animais que podem viver em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns são fixos, outros enterram-se e outros, como as lulas, podem nadar por jato-propulsão. Os cefalópodes apresentam uma “bolsa de tinta” que é uma estrutura defensiva. Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza.
A ostra (Crassostrea gigas) se alimenta dos plânctons que vivem à deriva no mar, e faz isso sugando e filtrando a água. “Além do próprio alimento, ela absorve outros compostos químicos e orgânicos que estão na água que ser morta ou se infectar com esses vírus, bactérias e protozoários.
Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.
Os mais conhecidos são:Ostras;Mariscos;Caramujos;Lesmas;Caracóis;Lulas (concha interna);Polvos (não possui concha).
As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.
Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola.
O corpo de todos os moluscos apresenta uma divisão básica:Pé: auxilia o animal na movimentação, fixação e escavação.Massa visceral: porção do corpo do molusco na qual estão os órgãos internos.Manto: dobra de tecido que recobre a massa visceral e é responsável por secretar a concha nos animais em que ela possa estar.
Os moluscos bivalves também se caracterizam como uma excelente opção alimentícia por seu alto valor nutricional (alimento rico em proteínas e sais minerais) e a possibilidade de consumo por pessoas de quaisquer idades.
Anelídeos – Importância ecológica e econômica. As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por ser detritívora, ou seja, se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica.
Os polvos são os cefalópodes de maior importância no ambiente bentônico, pois atuam como predadores generalistas e oportunistas, consumindo uma grande variedade de organismos.
O manto é uma dobra da epiderme que pode ser encontrada em moluscos. É constituído pela parede dorsal do corpo, cobrindo a massa visceral. Em algumas espécies, a epiderme deste órgão secreta carbonato de cálcio, contribuindo assim para a formação da concha calcária.
As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.
Como compartilhar feed no Instagram?
Como encontrar um local com as coordenadas?
Como saber qual a Estrela de Belém?
Porque não consigo adicionar participante no grupo de WhatsApp?
O que é Prata Coloidal 40 ppm?
Quem tá com Chicungunha pode tomar prednisona?
Quantos ml de Predsim para 2 anos?
Quanto tomar de silício orgânico por dia?
Como o altruísmo pode ajudar a conquistar nossos sonhos?
Como publicar projeto no Visual Studio?
Como tomar posse das Promessas de Deus?
Como deve ser tomado o pantoprazol?
Como provocar seu ex nas redes sociais?
Quantos mL dar de fosfato Sodico de prednisolona?